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Coluna Audio Excellence – Análise de sistema de som VW Golf 1.4 TSI Highline 2016

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Veículo:               

VW – Golf Highline                                                       

Data:                     02 de setembro de 2016

Temperatura:     26 graus Celsius                                                              

Avaliador:           Roberto Mattos

Roberto[1]

NOTA:

Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !

O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.

Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.

TIMBRE

É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.

Os timbes do sistema de áudio do hatch alemão em geral são muito bons, bem acima da média.

Não notamos grandes distorções nos timbres subgraves, porém são bem discretos. O sistema de áudio de um modelo top (“Highline”) merecia um falante específico (subwoofer) no porta malas.

Timbres graves bons, equilibrados e precisos, sem distorções. Médios muito bons na reprodução de vozes, sopros e cordas. Agudos bem equilibrados, suaves e precisos, sem incomodar os ouvidos mais sensíveis.

PALCO SONORO

São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.

  1. a) Altura de palco

A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros nas colunas no alto do painel. Esse é um bom local para privilegiar a altura de palco, mas eles poderiam ter uma angulação voltada para o motorista e passageiro (como no Mini Cooper “S” por exemplo). Dessa forma, consegue-se mais facilmente a presença de um canal central “fantasma” (que ficou um pouco perdido no sistema do Golf) que ajuda a elevar ainda mais a altura da voz.

  1. b) Largura do palco

Correta, indo quase nos limites laterais do carro. A largura foi beneficiada pelos 2 tweeters nas colunas laterais do painel.

  1. c) Profundidade de palco

O sistema possui uma boa profundidade, mas poderia ser um pouco maior, para dar ao ouvinte uma melhor sensação de instrumentos na dianteira e também na traseira do palco.

IMAGEM

É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.

As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema perde um pouco na imagem centro-esquerda, muito próxima a imagem esqurda.

Já a imagem centro-direita, está quase no seu local correto, um pouco antes da imagem direita, também correta.

Sobre a imagem central, ele poderia ser mais focada, pois se mostrou muito “larga”, quase encostando nas imagens centro-esquerda e centro-direita.

LINEARIDADE DE SOM

É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.

Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um bom comportamento sem “atropelamentos” de frequências, porém os timbes graves e agudos poderiam ser um pouco mais presentes.

Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) temos uma resposta bem melhor, com timbres bem equilibrados.

Já em volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) o sistema se apresenta muito bem e nos agradou muito, sem distorção aparente em nenhuma frequência.

PRESENÇA DE RUÍDO

É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.

ACABAMENTO

É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal

em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante

  1. a) Unidade principal

Acabamento perfeito com moldura “black piano” que dá um grau bem sofisticado ao painel. Instalação sem rebarbas ou espaços aparentes. Botões grandes e fáceis de apertar. Nota 10 !

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  1. b) Display/monitor

Totalmente integrado a unidade principal, com acabamento também perfeito. Mais uma nota 10 !

  1. c) Falantes dianteiros

O tweeter está bem alinhado com a coluna lateral, sem ressaltos. O médio grave também possui um acabamento discreto e correto, agradável aos olhos.

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  1. d) Falantes traseiros

Mesma observação dos falantes da porta dianteira. Acabamento discreto e correto, sem ressaltos aparentes e agradável aos olhos.

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  1. e) Comandos no volante

O sistema de controle de áudio no volante dos carros da VW sempre foram muito bons, mas nesse Golf Highline, a fábrica (na nossa opinião) cometeu um pequeno deslize: ao invés de deixar todos os comandos do áudio em apenas um lado do volante com teclas grandes, ela adicionou pequenas teclas para controle (abaixo dos botões principais) sendo 2 de cada lado (volume no lado esquerdo e mudança de faixa/estação no lado direito).

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OUTRAS AVALIAÇÕES

  1. a) Ergonomia no uso do sistema

A localização da unidade principal é perfeita, de fácil acesso ao motorista e passageiro. A única observação são as entradas para colocar CDs e SD cards (1 e 2), que ficam dentro do porta luvas (foto) um pouco longe do alcance do motorista. Mas o Golf conseguiu uma respeitável nota 9.

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  1. b) Facilidade de uso

Sistema de ajustes fácil de usar, até para os usuários menos experientes. Botões virtuais grandes, sem complicações.

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  1. c) Intuitividade de uso

Os 2 principais botões (volume e mudança de faixa/estação) são físicos, possuem bom tamanho, estão em local correto e são fáceis de acessar, além do sistema de menus sem complicações.

Nada de muitas telas e ajustes. Como todo bom carro alemão, o sistema é bem eficaz e simples de usar.

  1. d) Visualização do display

Excepcional tamanho e resolução do display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. Nota 10 !

  1. e) Fontes disponíveis

Dispondo de quase todas as opções para o usuário (CD/DVD, RÁDIO, USB, SD CARD 1 e 2, BLUETOOTH, AUXILIAR e até “JUKEBOX”, o Golf não deixou a desejar nesse quesito.

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  1. f) Manual de instruções

O sistema chamado de “Composition Media/Discover Media (geração 2)” possui um manual em separado do principal, com imagens claras e explicativas, além de um bom passo-a-passo.

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CONSIDERAÇÕES GERAIS

Para o usuário do dia a dia o sistema de áudio do Golf Highline é muito agradável… e para os mais exigentes também !

Nossas pequenas observações ficam para a falta de presença de subgraves mais fortes (um subwoofer no porta malas resolverá) e a correção da imagem central (que pode ser melhorada bastante com uma pequena angulação nos tweeters em direção ao motorista e passageiro dianteiro). E no controle de áudio do volante, mudaríamos todos os comandos para o mesmo lado com botões maiores.

O Golf Highline fez ótimos 241 pontos. Nota final 8,03.

 

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