Pelo terceiro ano consecutivo, a Skoda desafiou os alunos da academia de formação da marca checa a projetar um modelo dos sonhos, este ano um cupê. Sendo assim, nasceu o Atero, um modelo com 4,30m, totalmente funcional, cujas colunas B foram movidas para a traseira e as colunas C com maior inclinação.
Os jovens, 26 ao todo, dedicaram 1700 horas de trabalho ao projeto, que tem por base o Rapid Spaceback. As alterações incluem portas maiores e uma série de detalhes esportivos distribuídos por toda a carroçeria, assim como uma traseira redesenhada, agora com um ângulo diferente. As ponteiras de escape são do Octavia RS.
Por dentro, há uma luz ambiente vermelha em LED, um sistema de som de 1800 watts com 14 altifalantes e subwoofer de 400 watt na mala. O motor escolhido é o 1.4 TSI com 125 cv associado a uma caixa de dupla embreagem DSG de sete velocidades. O Atero sucede ao CitiJet e ao FunStar, os últimos dois projetos da Skoda Academy.