CarrosNotícias

Latin NCAP: Uma estrela para o Nissan March e Mazda2 com duas estrelas para adultos

A quarta série de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada com resultado pobre para o Nissan March e o primeiro modelo Mazda avaliado para a região.

O Nissan March, fabricado no México e no Brasil, obteve uma estrela para a Proteção do Ocupante Adulto e duas estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O Nissan March foi avaliado em 2015 e auditado em 2016, que por meio do protocolo anterior sua qualificação para a Proteção do Ocupante Adulto tinha sido reduzida de quatro para três estrelas. Em 2018, como realizado em outros modelos, o Latin NCAP estendeu a avaliação do modelo para analisar como o veículo se desempenhava sob o novo protocolo incluído o impacto lateral. A compressão frontal do peito foi alta e a estrutura se mostrou instável, contribuindo para o resultado de uma estrela a respeito da proteção do ocupante adulto. O peito no impacto lateral recebeu proteção marginal. A falta de Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) como equipamento padrão, elemento-chave para os passageiros serem cientes do uso do cinto de segurança, também, contribuiu para a baixa pontuação. O March não oferece ancoragens ISOFIX como equipamento padrão; portanto, os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram instalados utilizando os cintos de segurança que mostraram, junto com os SRIs selecionados, proteção limitada para os ocupantes, fato que explica as duas estrelas para a proteção do ocupante infantil.

O Mazda 2, fabricado no México, ganhou duas estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O Mazda 2 proporcionou boa proteção no impacto frontal e no impacto lateral para os adultos no teste de batida. O modelo oferece Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) em ambos os assentos da frente; contudo, a perda de pontos corresponde a que ele não cumpre com os requerimentos do Latin NCAP. Sem cinto de segurança, a proteção do veículo em um teste de batida é pior que a avaliada. Assim, o SBR tem uma alta relevância no protocolo do Latin NCAP. O Mazda 2 poderia aumentar a qualificação de estrelas se melhorasse o SBR e adicionasse o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), cumprindo com os requerimentos do Latin NCAP. A Proteção para os Ocupantes Infantis foi boa, obtendo três estrelas no impacto frontal e no impacto lateral utilizando SRI com ISOFIX, o modelo conta com essas ancoragens como equipamento padrão. Além disso, o modelo tem cinto de três pontos padrão em todos os bancos. Espera-se que o Mazda 2 melhore logo a qualificação de estrelas.

Fonte: www.latinncap.com

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo