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Salão de São Paulo: Kia Niro faz estreia na América Latina

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Uma das peças-chave para a consolidação da montadora sul-coreana no circuito verde, o Kia Niro faz sua estreia na América Latina durante o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O utilitário esportivo híbrido traz o equilíbrio de uma condução prazerosa com um design atraente e reivindica com sua funcionalidade uma posição única no segmento dos veículos utilitários crossovers (CUV) híbridos elétricos.

O mercado de subcompacto CUV é dos segmentos que mais cresce no mundo e o Kia Niro traz um pacote ainda mais prático e exclusivo para os consumidores. O modelo é mais um introduzido pela Kia Motors EcoDynamics, amiga do meio ambiente, e embora tenha precedentes da mobilidade limpa, como o Kia Optima híbrido e o Kia Soul EV, é o primeiro modelo da marca montado sobre uma plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes.

Design “Un-Hybrid” – Desenvolvido nos Centros de Design da Kia em Irvine, na Califórnia, e Namyang, na Coreia, o Kia Niro foi projetado para demonstrar aos consumidores da marca que não é preciso sacrificar um veículo envolvente ou de utilidade funcional em nome da eficiência. A linguagem de design do modelo forte e confiante com superfícies sutilmente esculpidas e compensadas com sinais mais robustos é atípica para um veículo híbrido.

O Kia Niro traz proporções esportivas de largura com teto longo e projeções curtas que lhe conferem um perfil mais atlético. Na dianteira, o modelo traz um desenho bastante familiar da marca sul-coreana com destaque para a grade contendo a assinatura da Kia e faróis com desenhos mais agressivos.

Os contornos do capô oferecem ao Kia Niro um visual interessante e equilibrado com os arcos das rodas. O modelo foi projetado para contribuir com a aerodinâmica e sua carroçaria foi cuidadosamente projetada e traz um coeficiente aerodinâmico de 0,29.

Explorar o interior do Kia é descobrir um veículo moderno, convidativo com um interior high tech. Seu painel de instrumentos é organizado e limpo, com indicadores coloridos e informativos de vanguarda. Os controles secundários estão expostos facilmente à mão do condutor e demais ocupantes do veículo. O espaço interior é beneficiado com a distância do entre-eixos de 2.700 mm, além de amplitude no que diz respeito à altura.

Os assentos com maior densidade nas almofadas garantem uma viagem confortável, ajudando a prevenir a fadiga em trechos mais longos. Com suas proporções de crossover, o Niro traz uma posição elevada bastante semelhante ao do Kia Soul que oferece aos motoristas uma visão mais privilegiada nas ruas.

As baterias de alta tensão localizadas sob os assentos traseiros também contribuem com o espaço de carga e da cabine. Além de espaço e conforto que garantem um ambiente agradável a todos os ocupantes do veículo, os engenheiros da Kia não mediram esforços para desenvolver um isolamento acústico eficiente para a estrutura frontal do veículo, com foco na suspensão e vedação com espumas. Vale acrescentar que o para-brisa acústico e espelhos laterais foram projetados de forma a minimizar o ruído do vento.

Também vale incluir todo o trabalho para solucionar problemas associados às motorizações híbridas, com a redução do ruído do sistema e vibração com a montagem do motor. Um amortecedor no cubo do volante também foi inserido para reduzir as vibrações da direção.

A nova plataforma do Niro foi especificamente projetada para acomodar um único powertrain híbrido gasolina-elétrico e traz uma estrutura leve e durável com 53% de aço de alta resistência (AHSS). O uso de materiais também contribuiu com a integridade estrutural e rigidez a torções. Com o Kia Niro, os engenheiros almejam ganhar honras valiosas como o Highway Traffic, da Administração Nacional de Segurança (NHTSA) e do Instituto de Seguros de Segurança Rodoviária (IIHS).

A redução de peso foi um aspecto crítico no desenvolvimento do Kia Niro. Seu peso foi reduzido com o uso de alumínio no capô, tampa traseira e em vários elementos de suspensão incluindo os braços inferiores e pinças de freio. Mesmo o pedal do freio de estacionamento contribui para a economia de peso por meio da utilização de uma construção de plástico reforçado com fibra. A bateria tradicional de 12 volts foi eliminada e, em seu lugar, o Kia Niro utiliza o polímero de lítio-íon de alta tensão.

Powertrain híbrido – O Kia Niro traz um powertrain eficiente e envolvente começando com um Kappa 1.6 litro GDI de quatro cilindros totalmente novo e projetado especificamente para aplicações híbridas. Ao desenvolver 103 cavalos de potência, o novo motor marca a primeira combinação do ciclo Atkinson ao arrefecer-se da recirculação do gás de escape (EGR) para maximizar a eficiência.

As emissões são melhoradas por meio do sistema de recuperação de calor do escape do Kia Niro. O motor de tração de 43 hp, conhecido como o dispositivo elétrico montado na transmissão (TMED), trabalha em conjunto com o motor à gasolina para produzir um desempenho robusto de 146 cavalos de potência e 195 lb-ft de torque.

Toda a potência do modelo é transmitida por meio de um recém-desenvolvido projeto de transmissão de seis velocidades e dupla embreagem (DCT), que não só aumenta a eficiência como também trata-se de um fator chave para a grande experiência de condução do Niro.

A transmissão oferece suaves e rápidas mudanças de marcha e todo o sistema traz no conjunto uma bateria de 1,56 kWh de lítio-íon polímero leve e compacta, localizada sob o banco traseiro. A bateria de alta tensão permitiu ao time de engenharia da Kia Motors o uso de um motor menor para maximizar a economia de combustível e reduzir as emissões de gases.

Uma atenção especial também foi dispensada para os freios com lições aprendidas com as duas gerações do Optima híbrido bem como o Soul EV, totalmente elétrico. Os engenheiros da Kia projetaram um sistema regenerativo no Kia Niro para frenagem de fricção hidráulica que; consequentemente, traz desaceleração mais consistente e linear do que outros híbridos.

Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada

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