CarrosNotícias

Esportivo leve: Audi lança TT Ultra Quattro

Fotos: Divulgação

Aderindo a nova tendência de criar alternativas sustentáveis para deixar os carros mais leves e econômicos, a Audi resolveu dar um upgrade no seu esportivo TT. A marca resolveu aderir a essa “tendência” com lançamento do modelo TT Ultra Quattro, que mede apenas 1.111 kg, 299 kg a menos do que o modelos no qual é baseado, o TT Ultra Quattro.

Para conseguir esse resultado, a Audi recorreu ao uso de um chassi de alumínio, que recebeu fibra de carbono plástico reforçado (CFRP) em componentes como o túnel de transmissão, o teto e os pilares.

Também foi utilizado magnésio no assoalho e em elementos de reforço das dobradiças. A carroceria teve diversas peças como o capô e os para-choque confeccionadas em fibra de carbono. As rodas do veículo foram forjadas em alumínio, o que representa uma redução de 5kg em seu peso final.

Também se destacam a adoção de molas helicoidais feitas de vidro, que aplicada á suspensão, visa a diminuição do peso. O TT também conta com discos de freio de carbono-cerâmica com pinças de alumínio, sistema de exaustão de titânio com duto único e um sistema eletrônico de câmeras que substitui os retrovisores externos.

O interior recebeu detalhes em fibra de carbono e assentos mais leves, que são montados sobre uma base de fibra de vidro reforçada, o que torna os bancos 22 kg mais leves em relação a sua versão de entrada.

O protótipo tem um motor 2.0 turbo com quatro cilindros e injeção direta de combustível (o mesmo que o S3), porém modificado para ter uma potência de 310 cv. Ele tem o auxílio da transmissão de seis marchas, que tem como objetivo distribuir para as quatro rodas o torque de 40,8 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e alcança a velocidade máxima de 280 km/h, ante os 250 km/h de sua versão anterior.

Para a melhoria de seu centro de gravidade, a Audi deslocou a bateria (de íon-lítio) para uma nova posição, abaixo do banco do condutor. De acordo com informações da própria montadora, os recursos de engenharia adotados nessa versão do TT vão ser aplicados em outros modelos de produção em série nos próximos anos. O protótipo vai ser apresentado oficialmente no festival de  Wörtherse, na Alemanha, que é organizado pelo grupo VW, do qual a Audi faz parte.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo