CarrosNotícias

Equipamentos que possam causar a distração de motoristas pode ser eliminados nos EUA

Foto: Divulgação

Por Karlene Vieira

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos Foi emitido um guia pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos, com recomendações para que as montadoras de automóveis parem de equipar carros com equipamentos e recursos que causem a distração de motoristas.

Acesso a redes sociais e recursos interativos permitindo navegar na web ou enviar mensagens de texto são os principais motivos dessa medida. Segundo o governo, tecnologia que exija que o motorista se distraia, desvie seu olhar ou tire uma das mãos do volante por mais de dois segundos deveria ser desabilitada. As recomendações do Departamento de Transporte não são obrigatórias, as montadoras não sofrerão punições caso deixem de seguir o guia. A agência NHTSA, responsável pela elaboração do mesmo, diz que distrações ao volante causaram 3.092 mortes em 2010 nos EUA.

A associação das fabricantes Alliance of Automobile Manufacturers , equivalente à Anfavea no Brasil, concorda que as recomendações são favoráveis, mas que não conseguirão impedir as distrações no trânsito. 60 dias é o tempo que a população americana terá para resolver a questão,  enviando sugestões ou críticas sobre a medida.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo