CarrosNotícias

Encontro deve reunir mais de seis mil Citroën 2 CV na França

Fotos: Divulgação

Um encontro realizado em um espaço de 60 hectares na região de Salbris (entre os departamentos do Loire e Cher, na França), deve abrigar um número recorde de Citroën 2 CV. Trata-se do 19° Encontro Mundial dos Amigos do 2 CV, que conta com mais de 5.300 inscritos, segundo a marca francesa. O encontro também deve contar com a maioria dos clubes 2 CV.

Serão mostrados durante o evento o quatro protótipos construídos antes da Segunda Grande Guerra, além dos veículos dos grupos de colecionadores e visitantes. A Citroën vai expor seu carro-conceito REVOLTe, modelo urbano-compacto, luxuoso e tecnológico, cujas linhas foram inspiradas no 2 CV.

O Citroën 2 CV foi lançado nos anos 30, ainda como conceito, chamado de projeto “TPV” (Trés petite voiture) e tinha como objetivo em seu cahier des charges “transportar quatro pessoas e 50 quilos de batatas, com uma velocidade máxima de 60 km/h”. Devido a guerra, o lançamento foi adiado para mais tarde, que na época estava previsto para 1939.

Um fato muito triste ocorreu nessa ocasião, pois todos os veículos que já haviam sido produzidos foram destruídos, com exceção de quatro exemplares que foram escondidos durante as hostilidades (mais precisamente enterrados no pátio de uma das fábricas, longe do olhar das tropas do Eixo). Além de um outro exemplar conservado pela Société Michelin®. A apresentação oficial foi feita durante o Salão de Paris de 1948. O modelo registrou 5.114.969 unidades produzidas – das quais 1.246.335 furgonetas – entre 1948 e 1990.

Foto: Divulgação / Citroën REVOLTe
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo