AntigosNotícias

Emenda do deputado Itamar Borges isenta de inspeção veicular carros antigos

Por Assessoria de Imprensa do deputado Itamar Borges

Para o deputado Itamar Borges (PMDB), o Projeto de Lei 1.187/2009, do Executivo que institui o Programa Ambiental de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso no Estado de São Paulo precisa ter aprovada emenda de sua autoria na ocasião em que for incluído na pauta de discussão e votação da Assembleia Legislativa.

A emenda tem por objetivo sanar uma omissão na lei, qual sejam os veículos antigos de coleção e filiados a clubes oficiais de carros antigos. “Esses veículos devido ao tempo que foram fabricados não podem ser submetidos aos mesmos testes de emissão de poluentes que um carro novo. Geralmente os carros antigos são filiados a clubes e circulam apenas para participar de eventos, exposições e, eventualmente, para passeio. Portanto, não podem ser equiparados, nem tratados, como um veículo de utilização habitual” disse o deputado.

Proponho que sejam isentos de inspeção os veículos que são relíquias, que pertencem a colecionadores e a clubes oficiais credenciados no DENATRAN. Se o projeto não tiver esta emenda, os referidos veículos não passarão na inspeção ou, se passarem, terão de se adequar às exigências legais, o que vai descaracterizá-los” justificou.

Leia na íntegra a emenda do deputado Itamar Borges:

Emenda ao Projeto de lei nº 1187, de 2009

Trata da isenção dos Veículos de Coleção e dos Veículos Filiados a Clubes Oficias de Carros Antigos

Acrescente-se ao Projeto de Lei nº 1187, de 2009 o seguinte § 1º, no artigo 2º:

Artigo 2º -…

§ 1° – Ficam Isentos da Inspeção de que trata o “caput” deste artigo, os Veículos de Coleção e os veículos filiados a clubes oficiais de carros antigos credenciados junto ao Denatran.

Itamar Borges Deputado Estadual

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Prezados,
    Os veículos de coleção que possuem placa preta, por Lei, não precisam passar pela inspeção veicular ambiental em São Paulo. Informamos, também, que os limites de emissão são compativeis com os veículos e com a tecnologia referente ao período de sua fabricação.Veja aqui a tabela de emissão: http://www.controlar.com.br/AInspecao_LimitesEmissao.aspx#/Emissao-de-Gases
    Gratos,
    Assessoria de Comunicação da Controlar

  2. Prezados Desconhecidos do Controlar.

    Informo pelo vosso despreparo, que a tecnologia do periodo de fabricacao dos veiculos mais antigos, contavam com uma gasolina totalmente diferente da existente nos dias de hoje, e principalmente, nao existia tanta adulteracao na gasolina como nos dias de hoje, onde temos alcool, agua, conservantes, solventes e outros itens desconhecidos vendidos nos diversos postos em SP.
    Isto e outros fatores afetam e prejudicam todo o controle de emissao de qualquer veiculo de fabricacao mais antiga e sem injecao. VOCES GARANTEM ONDE TEM GASOLINA BOA PRA VENDA?
    Outro fator eh que varios veiculos para chegarem proximo das suas caracteristicas originais em mecanica, so podem contar com fabricantes nao mais homologados por fabrica. Exemplo: Nao se encontram mais giclagens e componentes originais da marca DFVasconcelos e outras marcas, sendo que so existem no mercado, fabricantes com pecas equivalentes ou compativeis, onde nao se pode comprovar os padroes e especificacoes conforme projeto original.
    Outro fator importante. ESTES VEICULOS SEM PLACA PRETA, MAS QUE SAO FILIADOS A CLUBES E QUE POSSUEM ATE 29 ANOS DE EXISTENCIA, NAO SAO RESPONSAVEIS PELA POLUICAO AMBIENTAL, PELO MOTIVO DE QUE SO VAO A EXPOSICOES E/OU EM PASSEIOS NOS FINAIS DE SEMANA.
    O que voces alegarem, estara em desacordo com qualquer norma tecnica dos veiculos fabricados. Vcs so alegam bobagens porque “AINDA” estao sob as “saias” de uma legislacao feita por gente despreparada no assunto em questao…ou seja… carros antigos!
    Tive um de meus carros reprovado na inspecao, apenas por uma mangueira do filtro de ar solta, onde nao me deram chance de encaixa-la e fazer o teste de emissao. APENAS FUI REPROVADO, POR UM DESPREPARADO DESPREPARADO !
    FRANCAMENTE… SEJAM UM POUCO MENOS IRRACIONAIS E NAO CONDENEM QUEM PRESERVA A HISTORIA DO AUTOMOVEL!!!

  3. BOA NOITE .BOM ,EU TENHO VARIOS VEICULOS ANTIGOS COLECIONAVEIS COMO FIAT TOPOLINO 1951 CHEVY BOCA DE SAPO 1950 DOGINHO POLARA 1980 ETC,ETC MAIS OS MOTORES NAO ESTAO ORIGINAIS OQUE ME IMPEDE DE ESTAR FILIADO A UM CLUB OFICIAL …..ESSA LEI NAO ME AJUDA EM NADA POIS VOU COMPRAR UM TERRENO NO INTERIOR DO FIM DO MUNDO E TRANSFERIREI TODOS OS VEICULOS PARA LA ,ATE APARECER ALGUEM QUE APROVE UMA LEI QUE REALMENTE AJUDE A TODOS AQUELES AMANTES DOS ANTIGOS

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo