CarrosNotícias

Ecoboost, o motor que turbina a Ford

Foto: Divulgação

Por www.fordparatodos.com.br

A Ford foi uma das pioneiras na introdução de automóveis compactos nos Estados Unidos, onde a tradição de mercado sempre foi de carrões beberrões e poluidores. Dentro da nova realidade, a Ford passou a desenvolver carros como o Fiesta e Focus, pequenos para os padrões americanos, e foi além: desenvolveu o motor Ecoboost V6 de 3.5 litros que passou a equipar, desde 2009, a picape F-150, campeã de vendas nos Estados Unidos, e cujas vendas vem crescendo mês a mês. Ainda neste ano, a empresa introduz o primeiro Ecoboost de 4 cilindros, 2.0 litros e 237 cv de potência no SUV Explorer e no Edge e, em 2012, no Focus ST, de alta performance. Como o projeto é global, no espírito do “One Ford”, o Ecoboost já está disponível na Europa em veículos como o Mondeo (também na Austrália), Galaxy, S-Max e C-Max.

Para 2013, a Ford planeja produzir até 1,5 milhão de motores Ecoboost para a ampla gama de veículos da empresa. No recente Salão de Nova York, foi anunciado o novo Taurus 2013 com duas versões do Ecoboost, motor produzido na planta de Cleveland. A versão de 2.0 litros, quatro cilindros, com injeção direta de gasolina e turbo compressor, gera 237 cv de potência. O modelo 3.5 litros V6, de 365 cv tem câmbio automático de 6 velocidades.O Ecoboost se torna, assim, um elemento chave para oferecer equilíbrio de potência com economia de combustível, além de redução de emissões de dióxido de carbono de até 15%, em comparação aos motores V-8.

Dessa forma, o novo motor se transformou num pilar fundamental do plano da Ford de oferecer economia de, aproximadamente, 20% no consumo de combustível, num momento em que os preços da gasolina disparam em diversos mercados (nos Estados Unidos perto de 4 dólares o galão), política que visa favorecer milhões de motoristas.Uma amostra do futuro foi apresentada no Auto Show de Pequim, em abril, quando a Ford exibiu o mais recente membro da família EcoBoost, o conceito de 1.0 litro de três cilindros que oferece o desempenho de um motor 1.6 litro de quatro cilindros.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo