NotíciasReportagens

É divulgada a lista do Inmetro mostrando o consumo de 105 modelos

Fotos: Divulgação / Fiat Uno Mille Fire Economy

Por Karlene Vieira

Foram divulgados os resultados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012, que foi realizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade). Agora pode ser comparado a eficiência energética e de consumo dos veículos de uma mesma categoria. Oito montadoras foram contempladas, com 105 modelos, que correspondem a 55% do volume de vendas do mercado brasileiro. São elas Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Toyota e Volkswagen.

O uso obrigatório da Etiqueta Veicular no vidro dos veículos participantes é uma das novidades desta edição do PBE Veicular. A classificação vai de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente).Qualquer divulgação feita pelo fabricante/importador em seus comerciais, pontos de venda ou manuais deverão conter as informações a partir do dia 15 de abril. A quilometragem por litro na cidade e na estrada está entre elas.

Fiat Novo Uno Economy Evo

O modelo que teve o melhor desempenho geral entre todos os outros participantes foi o Uno Mille Fire Economy. Na estrada 10,7 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina) e na cidade, foram 8,9 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina). A montadora com mais participantes foi a Fiat, destacando os sub-compactos. O Uno Mille Fire Economy e o Novo Uno Economy Evo foram os únicos da categoria que receberam nota A.

O Ecosport XLT e o Ecosport Freestyle, da Ford, tiveram o pior rendimento com etanol na cidade (5,2km/l) levando em consideração os veículos de passeio que participaram da avaliação.

O Sorento, da Kia, teve o menor rendimento com gasolina na estrada (7,9km/l). O pior desempenho com etanol (6,3km/l) foi do Ecosport 4WD, da Ford. O off-road , não é a melhor opção para quem prefere andar na estrada.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo