NotíciasReportagens

Dicas para transportar seu animal de estimação no carro

Foto: Divulgação

Alguns animais são considerados verdadeiros integrantes da família, chegando a acompanhar seus donos em viagens e passeios curtos. Isso implica em muitas vezes transportá-los dentro do carro por algum tempo. Porém, existem algumas regras que precisam ser seguidas para evitar multas e garantir a segurança de quem dirige e do bichinho.

A principal indicação é nunca transportar gatos e cães soltos, especialmente quando o motorista estiver sozinho. Nesses casos, é necessário ter caixas ou cadeiras apropriadas, bem seguras pelo cinto de segurança e, de preferência, no banco traseiro para evitar qualquer distração ao motorista. Diversas lojas oferecem muitas opções, de acordo com o tamanho do animal, a espécie e a sua necessidade.

Penalidades

Transportar de forma inadequada qualquer animal prevê multas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O CTB é muito rigoroso quanto a esse ponto, chegando a penalizar até mesmo os motoristas donos de animais que estiverem com a cabeça para fora da janela. Animais na cabine de caminhonetes também é uma infração, neste caso considerada grave.

O artigo 169 da CTB também prevê multa no caso dos animais estiverem andando livremente pelo veículo, tirando a atenção de quem está na direção. Também é proibido deixar o animal no colo do lado esquerdo, já que, segundo a CTB, nada deve permanecer entre o motorista e o volante ou à sua esquerda.

Para o conforto do seu pet

Você deve pensar no conforto do seu pet no momento de transportá-lo. Escolha caixas adequadas, tanto para a sua espécie quanto para o seu tamanho. Se a viagem for de curta duração, não é necessário oferecer comida, mas se você planeja uma viagem mais longa, ofereça ração de qualidade para ele, nem que seja preciso parar em algum ponto da estrada.

Cuide também para que o seu animal não fique muito assustado. As ruas e estradas têm muitos barulhos que podem deixar os animais mais ansiosos e estressados, por isso tente manter o espaço silencioso e tranquilo, podendo conversar com ele nos momentos em que estiver parado no semáforo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo