NotíciasReportagens

Dicas para quem vai comprar um carro em leilão

Foto: Divulgação

Para quem quer realizar o sonho de ter um carro, mas precisa economizar na hora da compra, uma boa alternativa são os leilões de veículos. Com valores de seminovos em média 30% mais em conta que outras formas de compra, os leilões oferecem muitas marcas, modelos e condições.

Lucas Claudino, economista, comprou em um leilão pela primeira vez e ficou satisfeito com a experiência. “É meu segundo carro, como ia comprar seminovo quis tentar um leilão, para ver se conseguia pagar um preço mais em conta. No começo fiquei receoso, mas conversei com amigos e resolvi arriscar. Achei que vale a pena pela economia sim”, revelou.

Assim como Lucas, muitas pessoas ficam receosas e com dúvidas de como proceder na compra em leilão, por isso selecionamos algumas dicas para ajudar. Confira!

Leve um mecânico

Se você ou sua família tem um mecânico de confiança, uma boa dica para se sentir mais confiante é levá-lo com você, assim você terá a avaliação de um profissional. Mesmo que não seja possível testar o veículo, a experiência e conhecimento do mecânico pode ajudar na decisão e avaliação. A dica é da Jaqueline de Souza, esposa de Lucas que o ajudou na compra do carro. “Levamos o mecânico de tradição da família, a opinião dele foi determinante e decisiva para que a compra fosse de fato bem-sucedida. Ele deu várias dicas para sabermos se o carro já havia sido batido ou se as peças não eram originais”, explicou.

Documentação em dia

Verifique toda a documentação do veículo antes de dar o lance. A maior parte das informações, como multas e quitação de impostos, pode ser avaliada pela internet com rapidez e facilidade.

Edital

Confira o edital do leilão com atenção. Assim, você verá com maior clareza e precisão como funcionará o processo da compra. Esse passo é fundamental para que você acesse um histórico mais completo do veículo, que normalmente é disponibilizado no edital.

Leilão confiável

Busque conhecer as opções de empresas de leilão. Independentemente de ser uma loja física ou virtual, é preciso conhecer a confiabilidade. Pesquise o histórico profissional da empresa, comentários de clientes anteriores, verifique se há ocorrências em sites de reclamações e no Procon. Sempre escolha a empresa cujas pesquisas apontarem como mais confiáveis.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo