NotíciasReportagens

Dicas para o sono não atrapalhar a direção

Foto: Divulgação

Diversas pessoas aproveitam o fim de ano para viajar de carro com a família. Porém, o cansaço acumulado e a expectativa de chegar rápido ao destino podem terminar com esses planos de forma trágica. Segundo dados do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), os motoristas que dirigem com sono são responsáveis por 42% dos acidentes no trânsito.

Como essa é uma época de tráfego intenso nas rodovias, é importante tomar ainda mais cuidados para chegar com segurança ao destino. Confira algumas dicas para afastar o sono do volante e viajar tranquilo:

Horário

Evite dirigir de madrugada, da meia-noite às 8h, e após fazer uma grande refeição. Nesses momentos, a temperatura corporal cai e é comum sentir mais sonolência.

Descanse antes

Antes de assumir o volante, durma tranquilamente por pelo menos 8 horas em um colchão confortável que permita descanso completo. Apesar de ser importante dormir bem todas as noites, com a correria do dia a dia muita gente opta por dormir menos, inclusive antes de viajar. Então, fique atento!

Posição adequada para dormir

A posição mais indicada para ter um sono de qualidade é de lado, pois assim a coluna fica alinhada corretamente. Utilizar um travesseiro entre as pernas também ajuda na sensação de conforto ao dormir.

Exercícios no trânsito

Com o carro parado, enquanto espera o tráfego fluir na rodovia, pratique exercícios de ginástica laboral. Isso pode ser uma boa opção para se animar.

Música

Outra alternativa para levantar o ânimo é colocar uma playlist de músicas agitadas para tocar no carro. Dessa forma, a mente ficará mais atenta ao ouvir e cantar. Por isso, escolha as suas músicas favoritas para te acompanhar na viagem!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo