Day by Day – Renault Sandero RS Racing Spirit (5º dia)
Hoje foi dia de fazer algo diferente com o Sandero RS Racing Spirit: andar de forma econômica. Admito que é complicado domar 150 cv em um hatch voltado para a velocidade, especialmente com o seu câmbio curto e respostas vigorosas. Mas é justamente esse câmbio curto que possibilita ao Sandero RS atuar muito bem em duas situções: short shifting e 1-3-5 ou 2-4-6.
Short shifting é o ato de trocar as marchas bem cedo, subindo uma marcha logo após a outra. Como suas relações de marcha são curtas, o Sandero RS aceita isso sem dificuldades. Já o 1-3-5 ou 2-4-6, como o nome diz, consiste em pular marchas. Em câmbios de 5 marchas, o normal é fazer o 1-3-5, ou seja, de primeira para terceira e depois para quinta. Já no Sandero RS, como possui seis marchas, dá para sair em segunda, jogar a quarta e em seguida a sexta.
A sexta marcha do Sandero RS é tão curta que pode ser engatada a 50 km/h sem dificuldades. Nessas condições, o carro anda sempre em giro baixo e consegue ser mais frugal no consumo de combustível. Em um trecho combinando cidade e vias expressas, consegui fazer 11,8 km/l de Etanol, um consumo bem adequado para um esportivo. Por sinal, esse Sandero RS Racing Spirit está bem mais econômico do que o RS que testamos em 2015. Será que o carro ganhou melhorias no motor F4R como o restante da linha? Iremos buscar essa informação com a Renault.
Distância percorrida: 148 km
Consumo médio (Etanol): 11,8 km/l