ManutençãoNotícias

Cuide do seu carro: cinco aspectos a considerar

Foto: Divulgação

Quando compramos um carro surge sempre a preocupação: meu  automóvel usado é em boas condições? Para saber é importante fazer um controle mecânico geral, ou seja, um ótimo check-up, principalmente dos elementos constituintes do carro que são primordiais para a segurança: órgãos de freagem, rodas, suspensão e amortecedores em conjunto com a aderência e a estabilidade da maquina.

Seguem algumas dicas de manutenção:

Sistema de frenagem – controlar o nível do fluido do freio no reservatório principalmente se acende a espia no painel. Verificar a capacidade de blocagem do freio de mão. Controlar periodicamente o estado dos discos e das pastilhas. Evitar o uso prolongado dos freios que aquecem os freios e diminuem a eficiência frenante.

Rodas – verificar eventual presença de lesões nas rodas, calibrar os pneus regularmente, usar pneus apropriados ao modelo do carro, não aumentar a calibragem antes de uma viagem mantendo a pressão recomendada. E claro, substitui-los se são consumados.

Suspensão e Amortecedores – sua manutenção garante a estabilidade do carro nas curvas e em freadas em ruas irregulares. Maior o amortecimento das oscilações da suspensão, maior o conforto aos passageiros e motorista.

Aderência – A força aderente permite o movimento do carro e se opõe ao deslizamento do mesmo. Asfalto rugoso e seco, maior a aderência. Asfalto sujo de óleo, banhado e coberto de folhas, menor a aderência. Importante verificar as condições e a calibragem correta dos pneus e usar velocidade moderada conforme as condições da estrada.

Estabilidade – Nas curvas, os carros estão sujeitos a uma força centrifuga que tende a joga-lo para fora. Altas velocidades nas curvas podem levar ao tombamento do veiculo.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo