CarrosNotícias

Ctrl C x Ctrl V e o inesperado: a China tem uma nova picape

Fotos: Divulgação / Ford F-150 original

No Brasil, aplausos. Com uma atuação de marketing surpreendente, a JAC Motors entrou firme no mercado brasileiro e até forçou algumas rivais a baixar preços de produtos concorrentes com um forte convite: Comparou comprou.

Mas, na China, a JAC – Jianghuai China Automobile Co., fabricante estatal do governo chinês, planeja lançar uma picape no Salão do Automóvel de Pequim, Beiging Auto Show, em abril, que adota muitos dos detalhes de design exterior da Ford F-150, segundo avaliação do jornal americano, Detroit News.

Para o diário, da Meca da indústria automobilística dos Estados Unidos, a comparação das fotos do novo produto, divulgadas até agora, não deixa dúvidas, elas são muito semelhantes na maioria dos detalhes com a picape da Ford. Sem qualquer preocupação de originalidade, a cópia da F-150, que não é vendida oficialmente na China, poderá ser adquirida por aquele mercado bem mais baratinha e até poderá ser exportada para cá.

JAC 4R3

O nome, não se sabe definitivo, é JAC 4R3 e, da grade, passando pelo  capô, até a cabine estendida e traseira retratam bem a Ford F-150 veículo mais vendido nos Estados Unidos há 35 anos. Pior, nem o oval azul, tradição centenária da Ford foi poupado e, apenas, substituído pelo nome JAC. Poderia, ao menos, ser amarelo… Pelas fotos, também dá para perceber que os espelhos retrovisores externos são menores, embora também cromados.

Mike Levine, porta-voz da Ford, disse ao site Automotive News China  que a empresa esta investigando o assunto e poderá estudar alguma medida legal contra a JAC. O problema é que, ao longo dos anos, diversos fabricantes chineses foram acusados de produzir clones de carros e picapes de outros países. E os que reivindicaram, com ações judiciais contra os copiadores, não tiveram êxito nos tribunais da China.

Para os observadores, embora o design externo dos dois veículos seja muito semelhante, o interior traz importantes diferenças como o motor Diesel de 2.8 litros com apenas 108 cv de potência ao contrário da F-150 equipada com um V6 Turbo de quatro cilindros de 3.7 litros.

Mesmo assim, segundo fontes chinesas, a JAC 4R3 é baseada em outra picape já existente naquele mercado, de nome Ruiling JAC, que é uma cópia do  Chevrolet Silverado 2003.

Fonte: Ford para Todos

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo