CarrosNotícias

Crash test nos Estados Unidos aprova apenas um carro

Fotos: Divulgação

Os compactos que passaram pelo crash test realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), ficaram aquém do esperado. Apenas o Chevrolet Spark conseguiu classificação para passar no teste na condição de Acceptable (Aceitável), que está entre as seguintes categorias: Poor (Pobre), Marginal (Médio), Acceptable (Aceitável) e Good (Bom). O que foi o suficiente para ser nomeado ao Top Safety Pick 2014, selo que o aprova como mais seguro na categoria.

Os ganhadores de pior desempenho foram o Honda Fit e o Fiat 500, onde ficou comprovado que as estruturas de teste invadiam o espaço do motorista perigosamente e o airbag não fes contato com a cabeça do manequim. No Fiat a porta foi aberta, o que expõe um grande risco de lesão para o motorista.

Os carros avaliados ficaram com as seguintes classificações:

Na categoria “Marginal” ficaram Ford Fiesta, Mazda2, Kia Rio e Toyota Yaris. Toyota Prius C, Hyundai Accent, Honda Fit, Fiat 500, Mitsubishi Mirage 2014 e Nissan Versa foram classificados como “Poor”.

Para o VP sênior da IIHS, Joe Nolan, carros menores e mais leves estão mais sujeitos a riscos de insegurança para os ocupantes dos veículos e isso aumenta a importância de verificar os que apresentam maiores condições de segurança.

Nos testes são realizadas simulações de impacto frontal, traseiro, lateral e de capotagem, chamados de “moderate overlap”. É chamado de “small overlap test” os testes frontais, onde 25% da seção frontal que cabe ao motorista atinge uma barreira rígida, simulando colisões cotidianas com postes ou árvores, por exemplo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo