CarrosNotícias

Crash test nos Estados Unidos aprova apenas um carro

Fotos: Divulgação

Os compactos que passaram pelo crash test realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), ficaram aquém do esperado. Apenas o Chevrolet Spark conseguiu classificação para passar no teste na condição de Acceptable (Aceitável), que está entre as seguintes categorias: Poor (Pobre), Marginal (Médio), Acceptable (Aceitável) e Good (Bom). O que foi o suficiente para ser nomeado ao Top Safety Pick 2014, selo que o aprova como mais seguro na categoria.

Os ganhadores de pior desempenho foram o Honda Fit e o Fiat 500, onde ficou comprovado que as estruturas de teste invadiam o espaço do motorista perigosamente e o airbag não fes contato com a cabeça do manequim. No Fiat a porta foi aberta, o que expõe um grande risco de lesão para o motorista.

Os carros avaliados ficaram com as seguintes classificações:

Na categoria “Marginal” ficaram Ford Fiesta, Mazda2, Kia Rio e Toyota Yaris. Toyota Prius C, Hyundai Accent, Honda Fit, Fiat 500, Mitsubishi Mirage 2014 e Nissan Versa foram classificados como “Poor”.

Para o VP sênior da IIHS, Joe Nolan, carros menores e mais leves estão mais sujeitos a riscos de insegurança para os ocupantes dos veículos e isso aumenta a importância de verificar os que apresentam maiores condições de segurança.

Nos testes são realizadas simulações de impacto frontal, traseiro, lateral e de capotagem, chamados de “moderate overlap”. É chamado de “small overlap test” os testes frontais, onde 25% da seção frontal que cabe ao motorista atinge uma barreira rígida, simulando colisões cotidianas com postes ou árvores, por exemplo.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo