CarrosNotícias

Controle de estabilidade torna-se obrigatório na Europa

Foto: Divulgação

A União Europeia declarou que a partir desse momento o controle eletrônico de estabilidade, também chamado de ESP, passa a ser uma tecnologia de segurança obrigatória em carros de passeio e veículos comerciais leves em toda a Europa.

A regra é válida para automóveis de passageiros e veículos comerciais leves que têm um peso bruto de até 3,5 toneladas, porém em breve alcançará a todos os outros tipos de veículos. A previsão é que isso aconteça até 2015.

A tecnologia é eficaz, desde sua criação já impediu mais de 33.000 acidentes e salvou mais de 1.000 vidas nos estados pertencentes a União Europeia.  Segundo Gerhard Steiger, presidente da divisão Bosch Chassis Systems Control o “ESP salva vidas”.

O ESP funciona da seguinte forma, através de sensores,ele compara 25 vezes por segundo se o carro está se movendo na direção em que o motorista está dirigindo e se isso não acontecer, a tecnologia reduz o torque do motor. Se essa medida não resolver o problema, ele então freará as rodas individualmente como um método para gerar a força contrária necessária para manter o veículo no trajeto seguro.

O controle eletrônico de estabilidade é equipamento obrigatório nos Estados Unidos e no Canadá, na Austrália e em Israel. ´No Japão, Coreia do Sul, Turquia e Rússia a tecnologia chegará em pouco tempo. Na Argentina será obrigatória em 2018. No Brasil ainda não há previsão para impelementação dessa tecnologia.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo