

A União Europeia declarou que a partir desse momento o controle eletrônico de estabilidade, também chamado de ESP, passa a ser uma tecnologia de segurança obrigatória em carros de passeio e veículos comerciais leves em toda a Europa.
A regra é válida para automóveis de passageiros e veículos comerciais leves que têm um peso bruto de até 3,5 toneladas, porém em breve alcançará a todos os outros tipos de veículos. A previsão é que isso aconteça até 2015.
A tecnologia é eficaz, desde sua criação já impediu mais de 33.000 acidentes e salvou mais de 1.000 vidas nos estados pertencentes a União Europeia. Segundo Gerhard Steiger, presidente da divisão Bosch Chassis Systems Control o “ESP salva vidas”.
O ESP funciona da seguinte forma, através de sensores,ele compara 25 vezes por segundo se o carro está se movendo na direção em que o motorista está dirigindo e se isso não acontecer, a tecnologia reduz o torque do motor. Se essa medida não resolver o problema, ele então freará as rodas individualmente como um método para gerar a força contrária necessária para manter o veículo no trajeto seguro.
O controle eletrônico de estabilidade é equipamento obrigatório nos Estados Unidos e no Canadá, na Austrália e em Israel. ´No Japão, Coreia do Sul, Turquia e Rússia a tecnologia chegará em pouco tempo. Na Argentina será obrigatória em 2018. No Brasil ainda não há previsão para impelementação dessa tecnologia.



