LançamentosNotíciasTestes

Conheça um pouco mais sobre o Fiat Uno Sporting 1.3 Manual

Fotos: Lucas Eduardo Fachini

O queridinho da Fiat, lançado em agosto de 1984, foi o maior responsável pelo crescimento da marca italiana por nossas terras tupiniquins, além de criar uma enorme gama de carrocerias, ele também foi o primeiro turbo nacional. Sim, estamos falando do Fiat Uno. E hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre ele, na versão Sporting 1.3 FireFly manual!

Simpático, harmonioso, e com um leve toque de “esportividade”, o Uno Sporting chama atenção por onde passa, ainda mais nessa cor, a “Vermelho Modena”. Tudo bem, ele é bonitinho. Mas na maioria das vezes as pessoas se perguntam: “ será que vale a pena comprar um Fiat Uno em 2017? “. Apesar das vendas “baixas” (diga-se de passagem), vale sim.

Controle eletrônico de estabilidade e tração, Hill Rolder, Direção Elétrica, Sistema Antideslizamento, Motor 1.3 de 109cv, dentre outros itens fazem ele ser um dos mais completos da categoria. Mas como nada são flores, o modelo peca por nessa versão “básica” da Sporting, não vir com rádio, por exemplo.

Apesar de tudo, o interior é bem harmonioso, e de boa ergonomia, trazendo até mesmo acabamento emborrachado em uma parte do painel. Ao certo, não sei se era falha do modelo avaliado, mas, o veículo avaliado possuía uma tremenda rebarba no porta objetos ao lado do Ar-Condicionado, uma provável falha desse modelo em específico.

Diversas pessoas não gostam do câmbio da Fiat, pelo fato dos engates “molengas” e imprecisos. Realmente ele não pode ser considerado um exemplo, mas no dia-a-dia a mesma agrada pelo conforto, e pelo fato da embreagem ser bem macia. O Uno Sporting é calçado com pneus Goodyear, com medida 185/60, e rodas de liga leve, de 15 polegadas. A suspensão também ganhou ajustes. Agora, os amortecedores contém o chamado “Stop Hidráulico”, que não chegam abruptamente no final do batente. E há 1.3 barra estabilizadora nos modelos equipados com motorização 1.3

O espaço interno não é dos melhores. Se o motorista não for muito grande, 2 adultos viajam com certo conforto na parte traseira do modelo. Já o porta malas, acomoda bem as bagagens de um casal com um filho. O espaço poderia ser mais aproveitado se ele não tivesse o “calombo” do estepe aparente. Outro ponto fraco, é o triângulo solto, e a capa da suspensão aparente, mas nada que possa atrapalhar. Caso queira aumentar a capacidade do porta malas, basta rebater os bancos, que são bi-partidos, facilitando o transporte de cargas maiores

A cereja do bolo, está na motorização, a 1.3 FireFly 109cv no etanol, 101cv na gasolina, torque de 14,2 kgfm no etanol, e 13,7kgfm na gasolina. A nova família de motores FireFly vem com tecnologias que o deixam muito a frente de seus concorrentes. Sem tanquinho de partida a frio, 1333 cm3, 4 cilindros, 8 válvulas, cabeçote e bloco em alumínio, comando de válvulas variável, novas velas, e por aí vai. O óleo também mudou, e agora é sintético, 0w20.

Entretanto, o Fiat Uno Sporting 1.3 Manual, é uma boa opção para você que quer um carro completinho, porém não quer gastar muito, diga-se de passagem. Com lista de opcionais de gente grande, confiabilidade e anos de mercado, o Uno atualmente é uma das melhores compras do segmento. Se você não quer um Mobi pelo fato do seu tamanho, mas não quer investir em um Argo, por exemplo, vá de Uno sem medo de ser feliz!

Lucas é dono do canal do Youtube Curiosidade Automotiva: https://www.youtube.com/channel/UCgaT0_zcdMqB7pKqMrLQ0FQ

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo