MotosNotícias

Conheça as diferenças entre os pneus de moto

pneus de moto

Os pneus são um dos itens mais importantes da moto, pois é preciso ter o pneu correto e estar em boas condições para garantir tranquilidade e segurança para o motociclista na estrada. A hora de trocar os pneus, por conta da grande variedade, pode confundir um pouco o piloto e causar dúvidas sobre qual o melhor para de acordo com suas reais necessidades. É preciso levar em consideração uma série de fatores, por exemplo, o tipo de estrada que a irá rodar, a frequência e entre outros.

Mesmo após identificar a sua necessidade, é necessário conhecer o leque de possibilidades que o mercado disponibiliza. Por exemplo, a Pirelli, que já é conhecida por fabricar vários tipos de pneus para diversos tipos de veículos, tem grandes opções para todos os gostos e estilos de moto (veja alguns modelos aqui), mas ainda sim é preciso conhecer cada modelo para identificar o melhor para a sua motocicleta. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os diferentes tipos de pneus, conheça a diferença entre eles abaixo!

Pneus de desporto

São pneus utilizados em circuitos de competição. Os pneus de desporto são feitos de borracha macia com poucos desenhos na superfície. Seu desempenho tem capacidade para atingir altas temperaturas. Por outro lado, não é indicado para pisos molhados e sua vida útil é curta.

Pneus de desposto/touring

Esse tipo de pneu se adapta a vários tipos de piso, portanto é o tipo de pneu mais indicado para passear no final de semana. Costumam apresentar maior número de desenhos na superfície e diferente dos pneus de desporto que possuem a borracha macia, ele é composto de borracha intermediária com capacidade de temperatura inferior.

Os pneus touring

Esse sim é um tipo de pneu que possui a borracha mais rígida. Os tipos touring são conhecidos como os pneus de estrada porque pode ser usado em diferentes tipos de trajetos. Com o tempo de vida útil superior aos modelos citados acima, ou seja, é perfeito para os motociclistas que utilizam a moto como o seu meio de transporte regular.

Pneus Trail

Conhecidos também como pneus mistos possuem a borracha mais rígida. São feitos para circular tanto em terra como asfalto. Eles costumam apresentar maior número de desenhos na sua superfície que permite uma tração melhor na hora de circular em pisos com lama e areia.

Pneus Todo o Terreno

Conhecidos como pneus TT são para circular em pistas de terras. Ideal para provas de motocross, pois sua superfície contém grandes sulcos que proporcionam maior aderência ao piso. São indicados para terrenos secos e acidentados e apresentam uma temperatura de baixo funcionamento.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo