NotíciasReportagens

Conheça a história da Skoda

Fotos: Divulgação

Pouco conhecida no Brasil, a Škoda Auto é uma montadora, fundada em 1925 (resultado da fusão da empresa de Václav Laurin e Václav Klement) como Škoda Pilsen, na República Checa, notadamente excelente fabricante de limusines. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com a inclusão da Checoslováquia no Bloco de Leste dominado pela União Soviética, a produção de automóveis modificou-se radicalmente, com a Škoda Pilsen, agora estatizada, re-batizada como AZNP (Automobilové závody, národní podnik) Skoda, única montadora nacional e que, mesmo sendo vedado qualquer contato com o Ocidente, conseguiu progredir, estabelecendo seu sucesso na construção de carros confiáveis e sólidos, o que não significava beleza ou acabamento minimamente aceitáveis, como comprovam os lançamentos sucessivos dos modelos Tudor, Spartak e Octavia.

Na década de 1970, o sistema econômico checo se estagnou completamente, e a Škoda só não fechou as portas porque estas portas eram soviéticas e Moscou injetou algum dinheiro na montadora, o suficiente para que em 1987, ao lançar o modelo Favorit, desenhado pelo estúdio Bertone, a situação melhorou. Isso possibilitou que, 3 anos mais tarde, em 1991, após a abertura política e econômica do Leste Europeu com a tão esperada queda do comunismo, o Grupo Volkswagen, na época já proprietário da Audi e da Seat, adquiriu o controle total da montadora checa. Dessa forma, a Škoda pôde, finalmente, se modernizar e lançar seus produtos no mercado internacional, tendo começado pelo Felicia e prosseguindo com o Octavia e o Fabia.

Com a visão mercadológica tipicamente alemã, a Škoda Auto voltou seu foco para o automobilismo de competição, buscando mostrar a força e qualidade de seus novos carros, entrando oficialmente no WRC (World Rallye Championship) em 1996 com o modelo Felicia, posteriormente com o modelo Octavia em 1999 e, em 2004, ingressou com o modelo Fabia, lançado em 2007, um hatchback compacto que utiliza a mesma plataforma A00 do Volkswagen Polo e Seat Ibiza. Momentaneamente afastada (oficialmente, mas fornecendo o carro básico para equipes independentes) do cenário automobilístico, a montadora agora se prepara para seu retorno oficial com o lançamento do Fábia R5, baseado no novo Skoda Fabia hatchback 2015. O novo R 5 vem recheado com a mais alta tecnologia, tudo dentro dos novos regulamentos da FIA para o WRC 2, sendo mais do que apenas uma evolução do mais do que vencedor Fabia Super 2000. O novo carro de corridas utiliza um motor 4 cilindros turbo com 1,6 litros, caixa de câmbio sequencial de cinco velocidades e suspensões tipo McPherson, construido com materiais leves e resistentes, e seu peso total é de 1,230 kg.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo