CarrosNotícias

Confirmado: Grupo PSA compra a Opel

O grupo francês PSA, liderado por Carlos Tavares e dona das marcas Peugeot, Citroën e DS, chegou a um entendimento com a General Motors (GM) para a compra da Opel (e da Vauxhall, no Reino Unido) por 2,2 mil milhões de euros.

O negócio implica ainda a aquisição das operações financeiras europeias da GM, por 900 milhões de euros (neste último caso, a compra é feita em joint-venture 50%-50%, com o banco BNP Paribas).

A compra torna o Grupo PSA no segundo maior grupo automóvel da Europa (atrás da Volkswagen), com uma quota de mercado de 17%..

“Estamos confiantes que a Opel-Vauxhall vai dar a volta rapidamente com a nossa ajuda”, afirmou o presidente da PSA, Carlos Tavares, no comunicado.

Segundo a Bloomberg, é expectável que Tavares replique na GM o plano levado a cabo na PSA e que passa pela redução de postos de trabalho, congelamento de salários e eliminando modelos não rentáveis.

“Acreditamos que este novo capítulo coloca a Opel e a Vauxhall numa posição ainda mais forte no longo prazo e queremos participar no sucesso e na forte criação de valor potencial da PSA através do nosso interesse económico e da colaboração em atuais e futuros projetos,” refere Mary Barra, CEO da GM.

O comunicado refere a importância desta venda para o reforço do negócio principal da GM, que se concentrará no desenvolvimento de novas tecnologias de condução, contribuindo por outro lado para reduzir os requisitos de liquidez e para acelerar o processo de recompra de ações.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo