CarrosNotícias

Confira os carros mais econômicos de 2012 segundo o Inmetro

Fotos: Divulgação

A preocupação com o meio ambiente nunca esteve tão na moda entre as montadoras de veículos. Embora nos países desenvolvidos a preocupação com motores mais econômicos seja ainda maior (e mais eficaz), aos poucos as filiais brasileiras dessas montadoras começam a oferecer carros que agridem menos nossos pulmões e nossos bolsos, visto que encher o tanque está cada vez mais caro.

O Inmetro desenvolveu um Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que em 2012 teve uma adesão maior de montadoras, no total de 10: Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. Divididos em categorias distintas, os modelos de cada montadora são avaliados pelo consumo em ciclo urbano e rodoviário (norma NBR-7024), usando gasolina e também etanol no caso dos modelos bicombustíveis. Para cada categoria, o modelo mais econômico recebe classificação A, o segundo fica com classificação B e assim sucessivamente, até a categoria E, que é o menos econômico da categoria. A lista completa pode ser conferida aqui: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2012.pdf

Entre os destaques positivos, o Renault Clio Autenthique básico garantiu o primeiro lugar ao marcar 9,5 km para cada litro de etanol na estrada. Nas versões do Clio com ar-condicionado e direção hidráulica, são 9,1 km/l nas mesmas condições. Destaque também para o Toyota Etios, que provou a eficiência do motor 1.5 16V marcando bons 8,4 km/l de etanol na cidade. E, provando que os híbridos são mais do que bem-vindos em qualquer mercado, o Ford Fusion Hybrid conseguiu emplacar 13,8 km/l de gasolina em ciclo urbano.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo