Cada vez mais empresas investem no compartilhamento de carros dentro das frotas corporativas. Com isso, locadoras de veículos ganham um novo papel no gerenciamento de frotas.
De acordo com o Observatório de Veículos de Empresas (OVE) do Instituto da Qualidade, realizada com 300 respondentes, cerca de 40,9% das empresas (com frota própria e terceirizada) pretendem aumentar a quantidade de veículos compartilhados (à disposição de mais de um funcionário) em suas gestões até 2020. Entre as companhias maiores (com frotas de 101 a 300 veículos), o resultado foi ainda maior, chegando a 51,8% das respostas.
Por isso, cada vez mais as rent a car estão investindo em programas e parcerias que ajudam no gerenciamento das frotas compartilhadas, como uma forma de facilitar o dia a dia das empresas e atender à nova necessidade dos clientes.
Empresas como Unidas e Movida já estão investindo no segundo. Na movida locadora, por exemplo, foi criado o Movida Frota, um setor com ampla gama de serviços em Gestão e Terceirização de Frotas, com diversas vantagens oferecidas a quem contrata o serviço. Através do aluguel de frotas de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos são dimensionamentos de acordo com as necessidades específicas de cada empresa e podem incluir serviços agregados, como a adição de mão de obra especializada (motoristas), acompanhamento da produtividade da frota, telemetria, gestão da informação e garantia de disponibilidade mínima da frota em operação.
A manutenção também está inclusa no serviço, que disponibiliza ainda um atendimento 24h para esclarecimento de dúvidas e suporte operacional. Além de todo o suporte de documentação e adaptação dos ativos, a Movida Frotas disponibiliza relatórios gerenciais online que conferem transparência e agilidade na tomada de decisões.