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Como alugar um veículo sem ter problemas

Foto: Divulgação

O aluguel de veículos no Brasil vem aumentando gradativamente, seja por necessidade (por conta de problemas com o próprio veículo) ou diversão (para os que não possuem carro, utilizar o serviço para viagens, por exemplo, pode ser um bom negócio). Para isso, o consumidor precisa estar atento a alguns pontos e não ter problemas com esse tipo de serviço tão comum ultimamente.

Documentação necessária

Para poder alugar um carro, o cliente tem que ter pelo menos 21 anos de idade e estar habilitado há mais de dois anos. Além de ter que apresentar um cartão de crédito – no nome do locatário – com limite disponível, para garantir o pagamento do aluguel do veículo desejado. “Fora isso, solicitamos aos clientes que apresentem também um cartão de crédito – no nome do locatário – com limite disponível. Faz parte do processo de autorização da locação”, explica a diretora comercial e de Marketing da Movida Rent a Car, Lucila Castro.

Foto: Marcus Lauria

 

Condições de uso

Um dos pontos que dá mais problemas na hora de alugar um veículo são os planos de quilometragem, a proteção e o horário limite para devolução do veículo. O consumidor tem que estar atento a isso e ficar de olho às condições oferecidas pela empresa contratada. Adquirir o produto ideal para a sua necessidade, mesmo que mais caro, compensa mais que pagar os adicionais previstos no contrato. “São temas complicados, porque cada locadora tem o seu modelo de negócio, e nem sempre fica claro para o cliente. A Movida, por exemplo, preferiu seguir um caminho diferente: nossas locações sempre são ofertadas com proteções inclusas. Já para a devolução, criamos a diária de 27 horas, oferecendo assim mais tranquilidade ao cliente”, revela Lucila. , completando que existe a possibilidade do cliente fazer a retirada de um veículo em uma loja e a entrega em outra, mas que este serviço é cobrado. “O mercado tem como prática cobrar por isso porque cada região tem uma frota de acordo com o volume de locações”.

Foto: Marcus Lauria

Observe o estado do veículo

Não menos importante é necessário observar o estado do veículo no momento da retirada e devolução a empresa contratada. Para isso, na hora de retirar o veículo, verifique todos os detalhes, como imperfeições na carroceria, interior que não incomodam ou prejudicam o desempenho do veículo. E peça para o atendente relatar tudo, através do seu checklist de retirada do modelo escolhido. “Agindo desta forma evita-se um mal-estar no momento da evolução, quando é feito um novo checklist das condições do veículo. A locadora tem o direito de cobrar quando o cliente avaria o carro, mas o cliente não pode admitir que seja cobrado por algo que não foi de sua autoria”, considera a dirigente.

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