O COO mundial da Marca Volkswagen, Ralf Brandstätter, e o Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, reforçaram na manhã de hoje (29/08) ao governador de São Paulo, João Doria, em visita à sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, o compromisso da empresa com o Brasil e anunciaram que irão acelerar os investimentos da Volkswagen no Estado de São Paulo.
Dos R$ 7 bilhões que a Volkswagen irá investir no Brasil até 2020, cerca de R$ 5 bilhões estão sendo direcionados para as fábricas paulistas no período. Desse montante, para as novidades que serão apresentadas ainda no biênio 2019-2020, as unidades paulistas receberão investimentos da ordem de R$ 2,4 bilhões.
Graças à Regionalização promovida pela marca Volkswagen mundialmente, a região que compreende a América do Sul, Central e Caribe passou a contar com mais autonomia e investir de forma ainda mais relevante no desenvolvimento de veículos. Um dos resultados é a criação de um modelo 100% desenvolvido no País, que traz um conceito inédito em seu segmento no mercado brasileiro e conta com um grande potencial para exportação. Além do Brasil, também será produzido na Europa. A produção do modelo se dará na unidade Anchieta e só foi possível graças ao acordo coletivo com os empregados, por meio do sindicato dos metalúrgicos do ABC.
“É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil irá exportar o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global. É a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil. Um carro que representará um novo segmento, com novidades que certamente irão atrair e conquistar ainda mais clientes para a marca Volkswagen. É o conceito New Urban Coupé, com design que traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais elevada. É uma receita única no segmento que ele irá ocupar. Será a democratização de um estilo hoje oferecido apenas em modelos de segmentos premium”, afirmou Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
A chegada desse inédito modelo marcará também a entrada no mercado de um novo infotainment (que congrega os sistemas de áudio, conectividade e multimídia do veículo), totalmente desenvolvido no Brasil. Cerca de 50 engenheiros trabalharam no projeto que será exportado a partir do Brasil e também estará em outras linhas de montagem pelo mundo.
Como destaques, o novo infotainment traz usabilidade intuitiva e alto nível de conectividade e personalização. É a Volkswagen do Brasil exportando não só o produto em si, como também a inteligência e o desenvolvimento de tecnologia para novos mercados. A Volkswagen direcionou expressiva parte de seus investimentos para digitalização, sistemas de TI e inovações tecnológicas, a partir de sua matriz em São Bernardo do Campo.
“A região América do Sul é muito relevante para a Volkswagen. Em 2019, é o mercado que mais cresce para a marca no mundo, respondendo atualmente por cerca de 8% das vendas globais da marca. É por esse motivo que estamos reforçando o compromisso da Volkswagen com o Brasil e a região. A partir de nossa estratégia de Regionalização, a América do Sul têm demonstrado grandes resultados no desenvolvimento de produtos alinhados com as necessidades locais, seja em design, seja em tecnologia.”, declarou Ralf Brandstätter, COO da marca Volkswagen globalmente.
Emprego
Para reforçar o desenvolvimento de novos produtos, na área de Engenharia e Design foram contratados 100 profissionais que se somaram aos 850 existentes, ampliando a capacidade técnica para a criação de veículos e tecnologias que possam atrair clientes de vários mercados mundiais, como é o caso do novo produto que será produzido na fábrica Anchieta, com grande potencial para exportação e até produção em outros países do mundo Volkswagen. Essas contratações, somadas às que ocorreram recentemente nas linhas de montagem, totalizam 500 novas posições.
Fonte: Volkswagen do Brasil