NotíciasReportagens

Coluna Mecânica Online | Testes com dummies virtuais analisam reação humana antes mesmo do acidente

Fotos: Divulgação

A condução de um veículo requer muita responsabilidade por parte do motorista. Mas algumas vezes é inevitável o acontecimento de um acidente. Se você é o motorista, é bem provável que você pise no pedal do freio e busque mover a direção para tentar livrar um acidente maior.

Agora, se você estiver no papel do passageiro, vendo que em instantes um acidente vai acontecer, com certeza, você vai buscar uma melhor posição para diminuir os efeitos do impacto.

É aí que entra a tecnologia. Os bonecos utilizados normalmente num crash test de um veículo são denominados “Dummies”.

Eles servem principalmente para a análise dos efeitos físicos que o motorista, passageiros e até mesmo pedestres pode sofrer quando de um acidente real com o veículo avaliado.

O que vai variar muitas vezes nas sequelas para os envolvidos num acidente pode ser o comportamento, ou seja, a postura, considerando que o corpo estava relaxado ou então apoiado, tenso, e como será sua reação.

Buscando entender melhor esse comportamento, a Toyota produziu um novo software para o seu THUMS – modelagem humana virtual que replica esses tipos de reações antes da colisão.

A mais recente versão adiciona um recurso de modelagem muscular que pode simular a atitude corporal de diferentes ocupantes do veículo, de descontraído para preparados, permitindo a análise computacional mais detalhada das colisões e ferimentos que podem ser causados, ou mesmo, evitados.

Dessa forma, a nova versão permite controlar as alterações antes de um impacto vir a acontecer, resultando na análise de desempenho dos cintos de segurança, airbags e outros equipamentos de segurança, que podem ser estudada com mais precisão, bem como sistemas de pré-colisão mais avançada.

A inteligência adquirida vai ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias de segurança que podem proporcionar uma melhor proteção dos ocupantes.

THUMS versão 5 já foi adotado por dezenas de empresas, incluindo veículos e peças de fabricantes, e está a contribuir para a investigação de segurança do veículo em todo o mundo.

THUMS – Simulador de muitas características de diferentes partes do corpo humano, desde sua forma global para os ossos e a pele, permite a análise detalhada do tipo de lesões que podem ocorrer em uma colisão do veículo, tais como fraturas e ligamentos rompidos.

A Toyota iniciou o desenvolvimento do THUMS em 1997, trabalhando com a Toyota Central R & D Labs. A primeira versão surgiu em 2002, seguida pela versão 2 em 2004, que acrescentou rosto e ossos para o modelo; a versão 3 em 2006, com um modelo de cérebro preciso; e a versão 4, em 2010, que ganhou a modelagem detalhada de órgãos internos.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo