Coluna Mecânica Online | Tecnologias de Infoentretenimento lideram problemas em veículos
studo destaca queda na confiabilidade de veículos a longo prazo; Lexus é novamente a marca premium mais confiável
Um recente estudo da J.D. Power revelou que a confiabilidade de veículos está em declínio, com um aumento significativo de problemas enfrentados pelos proprietários após três anos de posse. A pesquisa destaca preocupações crescentes sobre a durabilidade a longo prazo dos automóveis, com a Lexus liderando entre as marcas premium e a Toyota se destacando nas marcas de mercado em massa.
A última Pesquisa de Confiabilidade de Veículos da JD Power revelou que as tecnologias de infoentretenimento, como os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, estão entre os maiores desafios enfrentados pelos motoristas. Com base nas respostas de 30.595 proprietários de veículos do modelo 2021 após três anos de propriedade, o estudo apontou uma queda na confiabilidade a longo prazo, com quase dois terços das marcas relatando níveis aumentados de problemas.
Os veículos elétricos (VEs) também não escaparam dos problemas de confiabilidade, com VEs completos sendo os mais problemáticos, seguidos pelos híbridos plug-in. No entanto, veículos híbridos e aqueles com motores a combustão interna tiveram melhor desempenho. A pesquisa destacou que, após três anos, os proprietários de VEs frequentemente enfrentam problemas com pneus, com 39% relatando a substituição nos últimos 12 meses.
No segmento de mercado de massa, a Toyota lidera, seguida por Buick, Chevrolet e Mini empatadas em terceiro. Porsche, Mercedes-Benz e Toyota foram as três marcas que mais melhoraram em termos de problemas relatados pelos proprietários.
A Toyota, como fabricante-mãe, recebeu o maior número de prêmios em nível de modelo, enquanto a General Motors recebeu quatro prêmios de segmento. Marcas como Volkswagen, Land Rover, Audi e Chrysler ficaram na parte inferior da pesquisa.
A pesquisa abrangeu 184 áreas problemáticas em nove categorias principais, com destaque para a predominância de questões de infoentretenimento. O estudo não avaliou a gravidade dos problemas, e as questões de infoentretenimento não foram diferenciadas de problemas mais graves no veículo.