Coluna Mecânica Online | Os carros mais roubados entre os mais vendidos nos principais segmentos
Sempre que publicamos uma listagem com os veículos mais vendidos observamos o aumento na audiência. Para muitas pessoas um determinado veículo figurar na liderança das vendas é sinal de bom, seguro e que muitas pessoas analisaram com calma antes de fazer suas escolhas, mas nem sempre é assim.
De acordo com a Fenabrave, federação dos concessionários, as vendas de veículos novos cresceram 12% no 1º semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, e o brasileiro, infelizmente, ainda é motivado pelo fator preço em detrimento de outros itens como segurança, tecnologia e eficiência energética. Imagine quando seu carro preferido figura entre os mais roubados?
O preço determina sua escolha. E a sua vida? Seus familiares? Sua segurança e compromisso energético para um mundo melhor? Difícil né? Mas já é tempo de considerar ao menos mais fatores ao escolher seu próximo veículo.
Uma relação interessante é o comparativo entre os mais vendidos e os mais roubados em seus segmentos.
Fui buscar os dados do IVR – Índice de Veículos Roubados, divulgado pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, analisando os veículos mais sinistrados em roubos e furtos em todo o território nacional, ou seja, o comparativo entre os veículos mais roubados/furtados considera o índice de roubos/furtos entre os veículos segurados e os números de sinistros.
Vamos para os veículos de entrada sendo os mais vendidos Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Mobi, Fiat Uno e Toyota Etios HB. Já a ordem de veículos mais roubados/furtados considerando os cinco mais vendidos tem o Fiat Uno, Volkswagen Gol, Renault Kwid, Fiat Mobi e Toyota Etios HB.
A lista dos mais visados retrata a história de sucesso de Uno e Gol. Relativamente os estreantes Kwid e Mobi já começam a crescer no alvo da violência com o aumento das suas vendas.
O segmento de maior sucesso em nosso mercado em volume de vendas tem o Onix na liderança entre os hatches pequenos mais vendidos, seguido por HB20, Ka, Argo e Polo. Na lista dos mais roubados, apesar do volume bem superior em vendas do Onix, é o HB20 quem lidera, seguido pelo Onix, Ka, Argo e Polo.
E como se comportam os sedãs pequenos? O Prisma foi o mais vendido no primeiro semestre, sendo acompanhado pelo Ka sedã, HB20S, Voyage e Logan. Na lista divulgada pela SUSEP não há diferenciação entre o Ka e o Ka sedã, como também entre HB20 e HB20S, assim eles não participam. O Voyage foi o mais roubado/furtado em seu segmento, com maior número de sinistros, seguido pelo Logan e Prisma.
O Virtus foi o sedã compacto mais vendido no primeiro semestre, seguido pelo Yaris Sedã, City, Cobalt e Arrizo 5. Na lista dos mais visados o Cobalt lidera acompanhado do City e Virtus. Yaris Sedã e Arrizo 5 não constam na tabela da SUSEP.
O segmento dos queridinhos do brasileiro, os SUVS, que teve a Jeep na liderança com Renegade e Compass, acompanhando de Kicks, Creta e HR-V, mostra que quem tem história/volume, corre mais risco. Os maiores sinistros acontecem com o HR-V, depois vem o Kicks, Renegade, Creta e Compass.
Outro segmento muito visado é o das picapes grandes. A Toro teve a liderança nas vendas no primeiro semestre, acompanhada de Hilux, S-10, Ranger e Amarok. Maiores vítimas de roubos / furtos, Ranger lidera tendo a Hilux em segundo e S-10, Toro e Amarok sem registros de sinistros nos últimos 12 meses.
Para completar nossa coluna de hoje, vamos com a relação dos 15 carros com maior número de sinistros de roubo/furto nos últimos 12 meses no Brasil, sendo quatro da Volkswagen, três da Chevrolet, dois da Fiat e Ford, e um da Renault, Hyundai, Honda e Toyota.
- Hyundai HB20
- GM Chevrolet Onix
- VW Volkswagen Gol 1.0
- Fiat Palio 1.0
- GM Chevrolet Celta 1.0
- VW Volkswagen Voyage
- Renault Sandero
- Toyota Corolla
- VW Volkswagen Fox acima de 1.0
- Fiat Uno 1.0
- GM Chevrolet Prisma
- Ford Ka 1.0
- Ford Fiesta acima de 1.0
- Honda Civic
- VW Volkswagen Gol acima de 1.0.
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Picapes mais econômicas vendidas no Brasil – A Fiat Toro é a única picape com motor flex e câmbio manual a conquistar a nota “A” na Classificação PBE do Inmetro. Já a picape mais econômica média com motor a diesel é a Mitsubishi L200 Triton Sport GLX 2.4 Manual.
Redefinindo o significado de “carro” – A Jaguar está acionando o Oxford English Dictionary e o Oxford Dictionaries para atualizarem online suas definições da palavra “carro”. A definição online atual define carro como sendo uma máquina apenas alimentada por um ‘motor de combustão interna’. O Jaguar I-PACE, modelo totalmente elétrico, não é considerado como um ‘carro’, segundo as atuais definições.
Etanol – A utilização do etanol como combustível estratégico, visando a maior eficiência energética e redução de carbono, está sendo retomada pela indústria automobilística em função do Projeto Rota 2030 do Governo Federal.
Etanol 2 – De acordo com as diretrizes do projeto, a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos híbridos, por exemplo, será reduzida dos atuais 25% para uma faixa entre 7% e 20%, sendo atribuída uma redução extra de 2 pontos para os modelos que aceitarem o etanol como um dos combustíveis.
Schaeffler registra mais de 2 mil patentes ao ano no mundo – A empresa detém, hoje, 26.643 patentes ativas no mundo, que abrangem inovações tecnológicas para o setor automotivo e diferentes segmentos industriais. Com 2.400 patentes registradas em 2018, é a segunda empresa mais inovadora da Alemanha. A Schaeffler América do Sul está entre os quatro centros de P&D mais criativos do Grupo no mundo. Em 2018, foram 158 notificações.
Ciclovia não é lugar de carro – De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), Art. 181, é proibido estacionar o veículo na ciclovia ou ciclo faixa. Isso é infração grave, que acarreta multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e até remoção do veículo.
Catalisador diminui a potência do motor ou pode prejudicar o funcionamento do carro? – O catalisador faz parte de um conjunto de peças projetadas para o perfeito funcionamento do motor, não interferindo em sua potência ou desempenho. Se o dispositivo for removido, sim, pode desregular todo o sistema e provocar o desgaste prematuro das peças. Além disso, a remoção é considerada uma infração grave, passível de multa.
Adesivos – Boa parte dos reparos em automóveis são realizados por meio de opções mais modernas que se fundamentam em um elemento principal: o adesivo. A opção de colagem permite o efeito de preenchimento em batidas e abre as portas para designs mais leves.
Adesivos 2 – Os adesivos ainda reduzem barulho e vibração de uma forma mais efetiva que outros procedimentos e oferecem soluções melhores de conserto de automóveis. Adesivos em geral têm aplicações duráveis comprovadas, não valendo o argumento de que estes tipos de ligações são mais fugazes que as tradicionais. O adesivo é também resistente a contaminantes e corrosões e torna os reparos automotivos mais práticos.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.