ManutençãoNotícias

Coluna Mecânica Online® n° 43 | Escolha a peça certa na hora da manutenção

Fotos: Divulgação

Hora da manutenção do seu veículo e você precisa saber bem os tipos de peças que são oferecidas pelo mercado e escolher a melhor opção. Muitas vezes a condição de preço pode ser fator decisivo para determinar essa escolha entre uma peça original ou recondicionada.

Para um comparativo entre as diferenças, a linha RENOV da Mercedes-Benz, que já superou o volume de 82.000 peças remanufaturadas vendidas no Brasil, destaca que o custo do produto, por exemplo, chega a 55% do valor de uma peça nova. A garantia é de 12 meses, sem limite de quilometragem e válida em todo território nacional. Além disso, a peça usada pode entrar como parte do pagamento do item, reduzindo de forma significativa o custo da manutenção.

Quase todos os itens de um veículo pode ter a vida útil prolongada através dessa solução. Motores mecânicos e eletrônicos, câmbios, embreagens, motores de partida, unidades injetoras e conjuntos do diferencial, turbinas, alternadores, compressores, cabeçote com válvulas, bomba de óleo e bomba d’água e até mesmo amortecedores.

É importante ficar atento às empresas credenciadas e certificadas pelos fabricantes que realizam esse tipo de solução. O exemplo da Mercedes-Benz mostra o quanto o aquecimento do mercado permitiu o investimento da marca num departamento específico para remanufaturar suas peças.

Para ajudar o motorista a entender melhor as opções disponibilizadas no mercado, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 15296/2006) determinou as características de peças originais, remanufaturadas, recondicionadas e reutilizadas:

Peça de reposição original – Foi produzida pelo mesmo processo de fabricação de uma peça original e apresenta especificações técnicas idênticas às do item que vai substituir.

Peça remanufaturada – Componente usado submetido a um processo industrial pelo próprio fabricante do produto ou estabelecimento autorizado, a fim de restabelecer as funções e os padrões originais.

Peça recondicionada – Qualquer peça original, usada ou remanufaturada, submetida a um processo técnico para o restabelecimento das funções originais. É importante observar que muitos locais que realizam esse serviço não possuem credenciamento e procedimentos adequados.

Peça recuperada – Peça usada que passou por um processo artesanal de restabelecimento das funções originais.

Então, fique esperto na hora da revisão e faça a escolha certa conforme seja a necessidade do seu veículo, segurança, garantia e preço.

MECÂNICA ONLINE NEWS

J.D. POWER DO BRASIL – Toyota alcança o primeiro lugar no ranking de satisfação entre os proprietários de veículos pelo terceiro ano consecutivo de acordo com “VOSS Brasil 2013 – Vehicle Ownership Satisfaction StudySM”; Volkswagen tem dois modelos premiados, enquanto Fiat, Renault e Toyota têm um modelo premiado cada.

E OS PROBLEMAS – O mesmo estudo acima destacou que os carros produzidos nacionalmente apresentam um número maior de problemas (356 PP100) contra os importados de outros países, como México (310 PP100), Coréia do Sul (314 PP100) e Argentina (333 PP100).

QUAIS OS PROBLEMAS? Os donos de carros novos no Brasil identificam com mais frequência problemas relacionados ao motor e à transmissão – incluído consumo de combustível em excesso, ruídos anormais, falhas e problemas na partida – são citados como os mais graves (que levam à mais insatisfação) pelos proprietários.

INVESTIMENTOS – A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 10 milhões em novos equipamentos para realização de testes nos veículos em produção, na etapa de Montagem Final da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Os novos equipamentos deixarão ainda mais preciso e robusto o processo de aferição de geometria de suspensão, alinhadores de farol, cabines para simulação de rodagem e sistemas de testes elétrico e eletrônico.

SOCIEDADE DE ENGENHEIROS DA MOBILIDADE – Será dia 27 de agosto, às 11h, no Espaço Mercedes-Benz a solenidade de entrega do 7º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo para as melhores reportagens publicadas no Brasil entre 1º de março de 2012 e 22 de março de 2013, nas categorias mídia impressa e internet, sobre tecnologia da mobilidade terrestre, aeroespacial e naval.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo