NotíciasReportagens

Coluna Mecânica Online Nº 56 | Dia do Mecânico

Fotos: Divulgação

De médico e louco todo mundo tem um pouco. Partindo do conhecido ditado podemos dizer que na hora que precisamos “tratar” de nosso veículo, o melhor médico recomendado é o mecânico. E o que médicos e mecânicos precisam ter em comum? Capacitação, qualificação.

Já passou o tempo onde encontrávamos nas oficinas aqueles lindos pôsteres, mão e roupas repletas de graxa, barba por fazer e por aí vai, é fácil lembrar esse cenário que faz parte do passado das oficinas.

Os verdadeiros médicos, doutores de nossos carros, os mecânicos, são eles que nos dão: segurança, conforto e economia, para nosso lazer, prazer, trabalho e realizações. O mecânico é o profissional que cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.

Esses profissionais utilizam ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular. Essa profissão sofreu grandes transformações com o decorrer dos anos, limpou seu ambiente de trabalho, organizou sua clientela e aprendeu que para continuar no mercado é preciso se atualizar sempre.

Para muitos parecia que não seria necessário ter o mecânico, a profissão do passado cresce e se torna atualmente a profissão do futuro. Para isso o mecânico agora se torna reparador e precisa se preparar e buscar qualificação, profissionalização, para se manter atualizado com as novas tecnologias e inovações, cada vez mais sofisticadas.

Entre os vários caminhos para buscar sua qualificação, o mecânico pode buscar institutos e treinamentos especializados, com referências no mercado automotivo e do MEC, e que oferecem cursos pagos e gratuitos em todo o Brasil. A internet é hoje uma importante ferramenta na formação desse novo conhecimento. Vejamos por onde começar:

Senai – Oferece cursos de formação continuada, desde iniciantes até profissionais que já atuam na área e buscam aperfeiçoamento e especialização.

Institutos Federais – Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia cobrem todo o território nacional. Já é possível, por exemplo, realizar Curso Técnico em Manutenção Automotiva através do sistema e-Tec Brasil, combinando aulas presenciais com educação à distância.

Etecs e Fatecs – Em São Paulo, o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Técnicas (Fatecs), oferece gratuitamente cursos técnicos profissionalizantes em Automobilística.

Mecânica Online® – Oferece treinamentos on-line sobre mecânica automotiva, estrutura do automóvel, injeção eletrônica e diversas áreas relacionadas com o automóvel. Disponibiliza também a Coleção AutoMecânica, com os mais recentes assuntos da tecnologia veicular.

Universidade do Mecânico – Programa nacional de treinamento à distância.

Graduação – Para quem já possui ensino médio completo e deseja ter diploma de engenheiro, as opções são bastante variadas, como os cursos de engenharia mecânica ou mesmo os de engenharia mecatrônica, que combina mecânica, ciência da computação e eletrônica, uma mão na roda para entender os automóveis atuais.

MECÂNICA ONLINE NEWS

ABS e Air bag – O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, declarou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de manter a obrigatoriedade do air bag e dos freios ABS para os novos veículos a partir de janeiro de 2014 elevará o padrão de segurança dos veículos. A medida, segundo ele, vai preservar vidas. “Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipamentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes”, disse.

Motorcraft – A Ford, por intermédio de sua área de peças, começa a distribuir uma revista especial para 43 mil oficinas independentes do Brasil. Chamada Motorcraft, a marca de peças de reposição da Ford, a primeira edição da revista começa a ser entregue no dia de hoje, 20 de dezembro, o “Dia do Reparador”.

Carro do Ano 2014 – O Novo Golf foi eleito o “Carro do Ano 2014”, vencendo 16 veículos finalistas na 47ª edição da premiação promovida pela Revista Autoesporte, da Editora Globo, que ocorreu em São Paulo. O júri também elegeu o motor EA211 1.0L três cilindros como o “Motor do Ano até 2.0L” e o Fox 1.0L BlueMotion o “Carro Verde do Ano 2014”.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Coluna Mecânica Online® – Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo