CarrosNotícias

Coluna Mecânica Online Nº 06 – Por Tarcisio Dias

Foto: Divulgação

Airbag para pedestres. Você já pensou nisso?

Quantas vezes já não ouvi que a tecnologia parece surgir primeiro para fiscalizar os motoristas, onde encontramos radares que identificam os veículos, suas velocidades e até mesmo se a documentação está em dia, mas não é bem assim, a tecnologia está preocupada também em salvar vidas, como o surgimento de novos materiais e sistemas de segurança mais eficientes, como os freios ABS e AIRBAG.

Para quem imagina que a via pode ser insegura apenas para o motorista, os números revelam que na China 25 % dos mortos no trânsito são pedestres. Na Europa, 14%, e nos EUA, 12%. E um número muito maior de pedestres é ferido em acidentes. Os ferimentos graves, principalmente na cabeça de pedestres, ocorridos durante um atropelamento, são causados pela estrutura rígida do capô, do para-brisa e das colunas A dianteiras.

Por meio dessas considerações, a Volvo Car Corporation inovou mais uma vez em segurança durante a edição 2012 do Salão de Genebra, através do novíssimo V40 e sua tecnologia de airbag para pedestres.

Sete sensores embutidos na frente do carro transmitem os sinais captados para uma unidade de controle. Quando o carro atinge um objeto, o sinal muda. A unidade de controle analisa esses sinais e determina se há impacto com as pernas de um ser humano. Nesse caso, o airbag de pedestres é acionado.

As dobradiças do capô são equipadas com um sistema pirotécnico – quando o sistema é ativado, libera travas que deixam a parte de trás do capô livre para ser elevada. Ao mesmo tempo, o airbag é ativado e começa a ser inflado com gás. Durante a sequência de enchimento, a bolsa de ar é a responsável por elevar o capô. Ele sobe 10 centímetros e se sustenta nessa posição.

Essa elevação traz benefícios: o aumento da distância entre as partes rígidas do motor permite que o capô se deforme mais, criando um efeito de amortecimento para o pedestre, reduzindo as lesões.

Quando está totalmente inflado, o airbag cobre toda a área dos limpadores de para-brisa, um terço do vidro e a área inferior das colunas dianteiras. Todo o processo, da ativação do sistema ao enchimento completo da bolsa, dura alguns centésimos de segundo.

O sistema é ativado em velocidades entre 20 e 50 km/h. Isso porque 75% de todos os acidentes com pedestres acontecem em velocidades de até 40 km/h. O airbag em si consiste de uma bolsa, inflada por um gerador de gás hibrido. Após a ativação, a bolsa é inflada com o gás em alguns milissegundos.

Confira vídeo com todos os detalhes da inovadora tecnologia: http://youtu.be/OFeuBhBxu0g

 

Mecânica Online – News

  • Dupla segura – A importância e ação do sistema de airbag no veículo fica ainda mais interessante quando o mesmo também possui o sistema de freios ABS. Esta dupla joga junto pela segurança de motoristas e pedestres e precisam marcar cada vez mais presença em nossos veículos. Não economize no que existe de mais importante: a vida.
  • Fiat e Mazda assinaram um memorando de entendimento para desenvolvimento e construção de um roadster das marcas Mazda e Alfa Romeo, baseado na plataforma do próximo MX-5. O estudo prevê que tanto a Fiat como a Mazda projetem dois diferentes modelos de estrutura compacta,  tração traseira, distinguindo-se  através do design e estilo de cada fabricante. A gama de motores será específica para cada uma das marcas.
  • A Toyota atingiu, no último mês de abril, vendas acumuladas de 4 milhões de veículos híbridos no mundo. Os veículos híbridos são ambientalmente corretos por utilizarem dois motores, um movido à combustão e outro elétrico, o que gera economia de combustível e consequentemente menor emissão de poluentes. Estudos realizados pela montadora indicam que 26 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas desde 1997 graças à tecnologia.
  • Volkswagen do Brasil inova nos acabamentos de sua linha de automóveis 2013 por meio do design de acabamentos internos e externos, através da tecnologia “Embossed”, que molda o material do estofamento em baixo relevo, proporcionando um padrão contemporâneo e sofisticado, que foi aplicada em vinil e malharias. Outras novidades são bancos dianteiros com bolsos porta-objetos, com zíper ou em rede “Web”, nas laterais internas, uma solução criativa e prática que contribui com o aproveitamento de espaço.

Contatos do autor: Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail:  [email protected]

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. A idéia é boa, mas isso precisa ser muito aperfeiçoado para não acontecer de esse air bag abrir com um simples toque de para choque com para choque numa baliza para estacionar, por exemplo…

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo