Coluna Mecânica Online | Fábrica ZERO: sustentabilidade para fabricar os veículos elétricos
A corrida para eletrificar o setor automotivo está em andamento. O governo do Reino Unido acaba de anunciar que as vendas de todos os carros a gasolina e diesel serão proibidas a partir de 2030, dando à indústria automotiva um prazo difícil para eliminar os veículos movidos a combustível fóssil no Reino Unido.
Os grandes fabricantes automotivos – como Ford, GM e VW – já estão se preparando para a revolução, investindo milhões na atualização de suas fábricas. No entanto, ainda existem obstáculos para a adoção total de veículos elétricos, como o alcance dos novos carros, a velocidade de carregamento e a acessibilidade dos carregadores.
Com investimento de $2,2 bilhões, a General Motors anuncia nos Estados Unidos sua fábrica ZERO – conceito que reflete na instalação do futuro de zero acidentes, zero emissões e zero congestionamentos – voltada unicamente para a produção de veículos elétricos.
É o maior investimento em uma fábrica na história da GM. Quando estiver totalmente operacional, a fábrica criará mais de 2.200 empregos industriais, além de possuir tecnologia e ferramentas avançadas com foco na fabricação sustentável.
A fábrica ZERO está se transformando com a sustentabilidade em mente. Durante a transição física da fábrica, os resíduos de concreto foram reaproveitados para criar estradas temporárias. O local também reciclou águas pluviais para reduzir os custos de descarte e compensar o custo da água potável. As águas pluviais tratadas serão utilizadas nas torres de resfriamento e no sistema de supressão de incêndio.
A GM está comprometida em fornecer 100 por cento de suas instalações nos EUA com energia renovável até 2030 e todas as instalações globais até 2040.
Enquanto a demanda por veículos movidos a gasolina perdeu força devido à pandemia de COVID-19, o mercado automotivo tem observado um aumento constante nas vendas de veículos elétricos (VEs), veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), o que só comprova que a tendência de mobilidade eletrônica deve ganhar cada vez mais importância nos próximos anos.
Vídeo sugerido | https://youtu.be/V3lX-wRQLdQ
Mecânica Online
HackaTRAN – Em sua primeira edição, a maratona de programação promovida pelo Ministério da Infraestrutura, Denatran e Serpro busca contribui para a transformação digital no trânsito, com o tema “Inovação para o trânsito. Perceba o risco. Proteja a vida”, o hackathon traz a inovação em sua proposta, estimulando o desenvolvimento de soluções que garantam maior eficiência e segurança, por meio da tecnologia, aos serviços prestados pelo Denatran à população. O hackathon estimula a proposição de ideias e soluções disruptivas a partir de um desafio lançado.
Fraudes – O Instituto Combustível Legal (ICL), associação que atua no combate ao comércio irregular e fraudes do setor de combustíveis no Brasil, lança a série de reportagens, ” a rota do crime “. Uma série especial que detalha de que maneira milhares de litros de combustíveis ilegais circulam pelo país, passando pela sonegação/inadimplência de impostos, roubo/pirataria e até venda de combustíveis adulterados e com fraudes de quantidade para o consumidor final.
Assinatura – Já são diversas as empresas oferecendo o serviço de carro por assinatura no mercado brasileiro. As empresas especializadas em locação disponibilizam o serviço com foco especial nos carros populares. Algumas montadoras também estão apostando nesse nicho, casos da Toyota e da Volkswagen, de maneira restrita a alguns modelos específicos das marcas.
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online®️ (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online®️ – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.