Coluna Mecânica Online | Da pintura ao motor, saiba o que pode estragar o seu carro (e dá para evitar)
Como se já não bastasse o aumento nos preços dos carros, o combustível tem sido um grande vilão e tornando o automóvel um bem, novamente, distante das pessoas. É cada vez maior a quantidade de pessoas nas paradas dos ônibus, algumas delas, mesmo tendo um veículo, não conseguem manter o seu custo diário para acompanhar suas atividades.
Assim, para quem ainda tem um automóvel, é preciso aumentar os cuidados para ampliar sua vida útil e valorizar seu investimento.
Recentemente participei de uma entrevista para o CBN AutoEsporte destacando os cuidados para evitar o desgaste excessivo do carro, que você pode acessar através do link:
(https://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/209/autoesporte-na-cbn-carro-moto#)
Você não pode acreditar, mas deixar seu o veículo sujo; ignorar as sinalizações no quadro de instrumentos do veículo; não realizar as revisões programadas; não realizar periodicamente a substituição do óleo do motor; ficar esperto com os pneus; apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio; acelerar ao desligar o veículo, são situações que vão diminuir a vida útil do seu veículo.
Os produtos à base de petróleo devem ser usados para limpeza do veículo apenas em casos específicos. Não utilize esses produtos para limpeza geral do veículo.
O uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos pode provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Procure por produtos com PH neutro para limpeza do seu veículo.
É sempre importante verificar se, durante o abastecimento, ocorreram respingos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura. Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro. Caso perceba tarde demais, leve o veículo à uma funilaria para fazer o polimento especializado para remoção.
O pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, pois possui pequenos furos que “guardam” a sujeira, evitando que fiquem na parte superficial, riscando o veículo. Lave o pano em uma máquina de lavar com centrifugação, pois higienizá-lo e torcê-lo a mão pode estourar suas fibras, o que acabará com os micros furos.
O mesmo pano pode ser utilizado até perder sua maciez. Vale lembrar que o ideal é começar a limpeza do automóvel pelas partes superiores, como o teto, onde há menor concentração de sujeira, deixando as partes de baixo por último.
Cuidado também ao manusear as capas de proteção. Esteja sempre atento à sua limpeza para não provocar arranhões. Dê preferência a capas que possuam ventilação, para que não haja acúmulo de umidade, que pode resultar na transferência da cor da capa para a pintura.
Vou aproveitar e citar alguns mitos e verdades para ampliar a durabilidade do seu veículo. Vamos lá!
Ao trocar os discos de freio, é necessário substituir as pastilhas também?
Mito! Existe uma recomendação para que motoristas aproveitem esse momento para realizar as duas substituições. No entanto, as pastilhas sofrem mais desgaste do que os discos de freio. Logo, elas sempre serão trocadas mais vezes. Ou seja, você pode economizar com o valor dos discos sem se preocupar em causar danos ao veículo.
Deixar o carro desengatado em descidas reduz o consumo de combustível?
Sem dúvida, entre mitos e verdades sobre carros, essa afirmação se posiciona como uma das mais comuns. No entanto, ela é falsa. Além de não gerar economia, essa prática coloca a sua vida em risco. Atualmente, os carros são equipados com injeção eletrônica. Dessa maneira, o sistema identifica sozinho quando deve cessar o fluxo de combustível.
Quanto mais pesado estiver o carro, maior o consumo?
Verdade! Só para ilustrar, esse aumento pode ser de 1% a cada 50 quilos, conforme o modelo.
As lombadas devem ser atravessadas com as rodas na diagonal?
Este é mais um mito recorrente. As lombadas devem ser atravessadas com as rodas na perpendicular, já que a suspensão está preparada para esse tipo de movimento. Inclusive, com o intuito de gerar menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores, o ideal é fazer essa travessia em baixa velocidade.
A mistura entre etanol e gasolina faz com que o combustível dure mais tempo?
Mito! Aliás, os carros com tecnologia flex são projetados para consumir a mesma quantidade de combustível, independentemente de ser etanol ou gasolina.
Deixar o pé sobre a embreagem danifica a peça?
Sim, porque a pressão contínua sobre a embreagem afasta o platô do disco, bem como promove o lixamento desse componente. Dessa maneira, o disco não demora a sofrer desgaste, o que leva ao superaquecimento de todo o sistema. Em pouco tempo, a embreagem pode sofrer ruptura.
Repousar a mão sobre o câmbio reduz a vida útil deste componente?
Semelhantemente ao tópico anterior, manter a mão sobre a alavanca de câmbio reduz a durabilidade do mesmo. Contudo, não apenas o câmbio, como também sua caixa e outras peças sofrem com esse hábito.
Carros abastecidos com etanol devem ser aquecidos no inverno?
Para finalizar a sessão de mitos e verdades sobre carros, listamos mais um clássico que não passa de uma inverdade. Os veículos atuais saem de fábrica equipados com um sistema de gerenciamento eletrônico para garantir a partida em qualquer época do ano.
Ou seja, as bombas de óleo e de combustível, a mistura de ar e combustível e a lubrificação do sistema estão programadas para funcionar perfeitamente nessas situações.
Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.