ColunasMecânica OnlineNotícias
Tendência

Coluna Mecânica Online | Controle de estabilidade é a segurança da trajetória correta

Os novos modelos automotivos ou que sofreram grandes mudanças a partir de 2020 devem oferecer como item de série o Controle de Estabilidade. Esse item de segurança será obrigatório para carros e comerciais leves zero quilômetro vendidos a partir de 2022. Você pensa logo: o preço do carro vai aumentar. O que realmente vai aumentar é a segurança de todos no aspecto da utilização do automóvel.

Obrigatório nos EUA desde 2012 e na Europa desde 2014, o programa eletrônico de estabilidade (em inglês: Electronic Stability Program, sigla ESP – patenteada pela BOSCH) ou controle eletrônico de estabilidade (em inglês: Electronic Stability Control, sigla ESC) é um sistema presente em automóveis, responsável por monitorar a trajetória dos veículos e – num desvio repentino – atuar individualmente nos freios, acionando cada um deles na medida correta a fim de manter o veículo sob controle e auxiliar o motorista no acerto da trajetória de curso.

O sistema atua em conjunto com o freio ABS, utilizando-se da premissa de não travamento das rodas – princípio do ABS – para efetuar seus acertos em situações adversas. Quer seja uma curva ou em desvios bruscos de rota, situações de perda de aderência dos pneus, o Controle de Estabilidade vai agir de forma independente no freio de cada roda para corrigir/manter a trajetória do veículo conforme direcionado pelo motorista. O sistema faz a análise da trajetória do veículo e os movimentos do volante, através de sensores.

Conforme o fabricante do veículo esse sistema pode ser chamado de DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo) ou VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).

Segundo estimativas, apenas na União Europeia a utilização do sistema salvou cerca de 15.000 vidas nos últimos 25 anos, além de evitar meio milhão de acidentes envolvendo ferimentos pessoais.

A Bosch aprimorou continuamente seu sistema que evita derrapagem e produziu mais de 250 milhões de sistemas ESP ® até o momento. Os carros modernos são inconcebíveis sem esse anjo da guarda eletrônico. Em todo o mundo, 82% de todos os veículos novos estão equipados com ESP ®. Em 2017, esse número era de 64%.

É importante observar a diferença quando falamos sobre Controle de Tração, chamado de TC ou TCS, que identifica se as rodas giram em falso – devido sensores de velocidades em cada roda, durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor.

No Volkswagen Up! TSI é oferecido de série o controle de tração M-ABS – ou seja, o modelo não possui o controle eletrônico de estabilidade.

25 anos do Controle de Tração e Estabilidade – Em maio de 1995, o ESP® estreou sua produção em série no cupê Mercedes-Benz da série 140.

É interessante a origem e evolução do sistema. O rápido aumento do sistema de assistência para se tornar um padrão mundial começou em outubro de 1997. Durante um teste, chamado de “Moose Accident Test”, de um Mercedes-Benz Classe A por um jornalista automotivo da Suécia, o carro compacto excedeu seus limites de direção dinâmica e tombou enquanto tentava uma manobra evasiva abrupta.

O resultado foi inicialmente um revés, mas a empresa abordou o problema de frente como um desafio de design.

A entrega do Classe A foi adiada por doze semanas e o sistema de assistência foi adaptado a todos os carros como um componente padrão. Com um resultado retumbante: o Classe A agora se saiu melhor do que seus concorrentes, mesmo em testes extremos.

Em 1999, a Mercedes-Benz tornou-se a primeira marca a equipar todos os seus modelos de carros de passeio com esse sistema de segurança de direção como um recurso padrão. Esta etapa enviou um sinal para toda a indústria.

Juntamente com cintos de segurança, airbags e ABS, o Controle de Estabilidade estabeleceu-se como o sistema de segurança mais importante nos veículos modernos.
Vídeos adicionais | https://youtu.be/jAuPIwrua8c / https://youtu.be/akiyRph7ubY

Mecânica Online

Maio Amarelo – No trânsito, todos sabem, o amarelo é sinal de atenção. Essa é a ideia do “Maio Amarelo”, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Desde 2016, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) promove ações em prol do movimento e neste ano a companhia utiliza esse momento de união contra o Covid-19 para desenvolver ações no ambiente digital e lança uma série de podcasts sobre o tema e vídeos curtos que integram a campanha.

Carro novo – Mesmo com a crise de Covid-19 no Brasil, uma pesquisa inédita da OLX Brasil apontou que 30% dos brasileiros têm a intenção de antecipar a compra de um veículo ou manter o prazo que tinham estabelecido pré-pandemia. O levantamento mostrou também que, entre todos os entrevistados, 17% vão usar o veículo para fins profissionais, como aplicativos de transporte, delivery, entre outros.

Caminhoneiros – A Continental Pneus, através de sua rede de revendas, divulgou essa semana que fará a entrega de mais de 4 mil kits de produtos essenciais para caminhoneiros. A iniciativa é um agradecimento aos profissionais que, mesmo em meio à pandemia, seguem transportando mercadorias essenciais por todo o país.
Sumitomo Rubber do Brasil – A Dunlop atingiu a meta de produção de 1000 pneus por dia para veículos pesados no Brasil. A marca foi alcançada no mês de abril, antes do planejado, e confirma o compromisso da empresa com o país, marcando a expansão do segmento de carga.

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo