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COLUNA MECÂNICA ONLINE® | Chave clonada

Quem já teve a sensação de estacionar seu veículo e quando voltar a encontrar o carro, observar que ele foi arrombado, sabe como é ruim ter perdas materiais e ainda por cima, de imediato ser necessário consertar o dano no automóvel, por exemplo, um vidro que foi estourado, mostra o quanto a insegurança afeta a todos nós.

Acontece que a indústria automotiva evoluiu ao passar dos anos para dificultar a ação de bandidos e ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao veículo por seu proprietário.
Recentemente é cada vez mais comum encontrarmos chaves automáticas que estão constantemente emitindo sinais para o veículo, mesmo quando ele se encontra mais distante.
Estamos falando do sistema keyless, uma tecnologia que permite ao motorista abrir e ligar o carro sem o uso da chave. O carro funcionará normalmente se você manter as chaves em seu bolso. O keyless surgiu no mercado como uma forma de proporcionar conforto e praticidade para o condutor.

A tecnologia funciona da seguinte forma: o veículo tem um sensor instalado próxima à porta do motorista que é o responsável por reconhecer e identificar o código inserido na chave por meio de ondas de rádio. Ao se aproximar do carro, a porta destrava no exato momento em que o motorista puxa a maçaneta. Para ligar o automóvel, basta apertar um botão chamado Start/Stop, uma vez que a chave já foi reconhecida automaticamente pelo carro.

O keyless oferece uma nova forma de lidar com o carro. Você não vai mais precisar procurar as chaves nos bolsos, mochila ou bolsa para entrar e ligar o veículo, muito mais facilidade, não é mesmo?

Um teste encomendado pela organização alemã ADAC confirmou a vulnerabilidade do sistema, que pode ser invadido por hackers, possibilitando a abertura das portas para o roubo do carro.

Essa invasão pode ser feita sem o disparo de alarmes ou arrombamento o que é preocupante, uma vez que se trata de um roubo silencioso.
As ferramentas usadas para a ação geralmente são acessíveis e baratas, sendo encontradas facilmente em sites internacionais.

É aqui que mora o perigo, pois os ladrões podem comprar chaves sem codificação e usa-las para replicar o código de acesso de um determinado veículo.
Os criminosos conseguiam destrancar os veículos fazendo a engenharia reversa do sistema para quebrar o firmware utilizado nas chaves – ou seja, o conjunto de instruções operacionais programadas no hardware do equipamento eletrônico – para ter, dessa maneira, acesso a todo o sistema de travas sem fio.

Um receptor de rádio caseiro que custa cerca de 30 libras é o único equipamento que os hackers precisam para espionar os controles remotos dos modelos alvos e conseguir, assim, destravar as portas dos veículos.

Trancar o carro com a chave normal, em vez de usar o controle sem fio, é uma das formas de se proteger da ação de bandidos.
Mas outros métodos para não abandonar o controle também são possíveis e um deles é embrulhar as chaves em papel alumínio. Especialistas em segurança eletrônica concordam que, embora não seja o ideal, esse é um método muito fácil e barato.

Outra opção é comprar pela internet uma “bolsa de Faraday”, que tem a mesma função de isolamento do alumínio e serve como um escudo contra a transferência de informações que poderiam ser usadas no roubo do carro.

Mecânica Online

Duelo Automotivo – O portal Mecânica Online® lança hoje, às 20 horas, um novo canal no Youtube. Chamado de Duelo Automotivo, o canal vai apresentar toda segunda-feira, no mesmo horário, um comparativo com dois veículos no formato de um duelo. São mais de 30 itens comparados e ao final, apenas um vencedor seguida de análise técnica.

Grupo PSA – Foram cerca de 3,5 milhões de unidades vendidas em 2019 pelo grupo PSA no mundo. Na América Latina a marca sofreu o reflexo dos mercados em retração. As vendas na Argentina caíram (-43%) e no Chile (-11%). O Novo C4 Cactus e a linha de Veículos Utilitários Leves mantiveram seu vigor no México (+13%), no Brasil (+2%) e em mercados menores (Colômbia, Cuba, Equador e Uruguai).

Condição temporária – A BMW do Brasil promove entre os meses de janeiro e fevereiro uma campanha especial de vendas em que concederá a todos os veículos zero-quilômetro comercializados no período um total de três anos — ou 40 mil quilômetros — de manutenção gratuita.

Os melhores carros para os motoristas de aplicativos – De acordo com o estudo produzido pela ValeCard em parceria com a SUIV, em termos de manutenção e consumo, os modelos mais econômicos para quem quer trabalhar como motorista de aplicativo são o Renault Sandero Authentique 1.0, o Volkswagen Up! versão TSi Move e o Fiat Argo Drive 1.0, todos fabricados em 2019. Para a estimativa de gastos com manutenção e combustível, foi considerada uma média de 3.480 quilômetros rodados com o veículo durante um mês (174 quilômetros por dia, em 20 dias de trabalho).

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes. Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.

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