CarrosNotícias

Coluna Mecânica Online® Nº 50 | Picape com terceira porta reversa elimina coluna central

Fotos: Divulgação

Entre as muitas inovações que a picape Strada da Fiat já recebeu em sua história tivemos a cabine estendida em 1999 e a versão Adventure em 2001. Já em 2008 foi a vez do sistema Locker ― o diferencial blocante ―, que foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de solo adversas. Em 2009 foi a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo à disposição do mercado.

Agora, em 2013, além do novo visual o modelo inova outra vez com a terceira porta do lado direito nas versões com cabine dupla. A inovação introduzida com exclusividade pela Fiat torna a Strada a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.

A solução técnica amplamente estudada pela área da engenharia teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade para os usuários do banco traseiro. Mais que uma questão estética, o processo de desenvolvimento deixou claro ser essa a solução mais adequada para o veículo com a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.

Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo – quer para um lado, como para o outro, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. Estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro.

Um dos cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto. Mais uma detalhe: a terceira porta só abre se a porta dianteira do passageiro estiver aberta.

MECÂNICA ONLINE NEWS

RECALL – A Ford Motor Company Brasil – Divisão Troller convocou recall para resolver problema com o jipe Troller T4 modelo 2013, que vinha apresentando perda de potência e falha na aceleração. A chamada envolve os veículos produzidos de 6 de Junho de 2012 até 10 de Agosto de 2013 que, caso comprovado defeito, poderão ter o turbocompressor e conjunto de bico injetores substituídos.

Ar comprimido – A PSA Peugeot Citroën apresentou em São Paulo, pela primeira vez na América Latina, a tecnologia Hybrid Air, uma solução full hybrid que une um motor térmico com um sistema hidráulico acionado por ar comprimido. Combinando duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias – acelerações e arrancadas.

Engenharia – O evento “Dia da Engenharia Alemã” aconteceu em São Paulo no dia 17/10. Com o objetivo de evidenciar a contribuição da indústria alemã para o progresso econômico e tecnológico brasileiro, promover e divulgar a tecnologia e inovação brasileira, além de estimular a cooperação tecnológica entre Brasil e Alemanha. Ao alinhar infraestrutura, sustentabilidade e tendências, o evento destacou o tema “A Cidade do Futuro: Viver ou Sobreviver?”, abordando o que há de mais moderno para uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza, sem deixar de lado os avanços tecnológicos.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Coluna Mecânica Online® – Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo