Coluna – FENATRAN 2019: o que esperar do maior salão de veículos comerciais da América Latina?

Consolidado como o principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina, a Fenatran chega a sua 22ª edição repleta de novidades e boas notícias. O evento é uma vitrine completa de soluções integradas.
Além de estar representada com 100% das marcas fabricantes de caminhões, a feira reúne implementos rodoviários, serviços, sistemas de segurança, ferramentas, tecnologia e autopeças para uma intensiva agenda de negócios com os principais compradores do setor.
É o único lugar onde os visitantes podem descobrir novos fornecedores, comparar e experimentar o que há de mais moderno no mundo de caminhões, implementos, ferramentas e sistemas de segurança.
Além da presença massiva de profissionais do setor – mais de 60 mil visitantes e 420 marcas globais – a Fenatran concentra um público qualificado de tomadores de decisão e vai contar com a participação do Mecânica Online® na cobertura completa, junto ao pool de imprensa formado pela ANFAVEA.
“Mais uma vez, o segmento de caminhões se destacou no período de janeiro a agosto de 2019 com uma alta de 13,1% na produção acumulada, sinalizando a recuperação da atividade econômica no Brasil”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. A produção de caminhões e ônibus em agosto foi a maior desde dezembro de 2014.
As vendas de caminhões em 2019 devem superar 102 mil unidades, volume que se consolidado registrará um crescimento de 33,8% sobre as entregas do ano passado. A estimativa é da Fenabrave, federação que representa o setor de distribuição de veículos no País.
A Fenatran acontece em São Paulo capital, dos dias 14 a 18 de outubro das 13h às 21h, no São Paulo Expo. Na feira, os participantes têm a oportunidade de descobrir fornecedores, conhecer e vivenciar tudo que há de mais atual no mundo dos caminhões.
Vamos adiantar algumas novidades e curiosidades das principais marcas participantes.
Continental – A fornecedora de pneus de tecnologia alemã para diversos modelos de caminhões fabricados no Brasil, vai utilizar a pista na área externa do pavilhão para o lançamento de um novo pneu da marca para uso na extração de madeira e transporte de cana-de-açúcar.
DAF – O ano de 2019 marca seis anos de operações da DAF no Brasil, com sua unidade em Ponta Grossa, no Paraná. Na planta temos o desenvolvimento do XF105 desde 2013 e do pesado CF85, desde 2015, além das versões off-road.
A Paccar Financial, instituição financeira do grupo que detém as marcas DAF, Kenworth e Peterbilt, anunciou sua chegada ao Brasil no início de julho, com o aporte de investimentos de R$ 100 milhões. O objetivo é oferecer modalidades de CDC para os clientes finais e linha de financiamento para os revendedores da DAF.
FPT Industrial – Líder em tecnologias Powertrain, a FPT Industrial acelera na busca por motores mais eficientes. A longa trajetória da marca da CNH Industrial, com fábricas em Sete Lagoas (MG), Córdoba (Argentina) e um Technical Center em Betim (MG), assegura elevada durabilidade associada a desempenho, robustez, menores emissões, custos operacionais e grande versatilidade de aplicações – seja no segmento on-road, de transporte de cargas e de passageiros, off-road, de máquinas agrícolas e de construção, geração de energia ou marítimo.
Iveco – São esperados lançamentos e principalmente tecnologias no estande da Iveco. A marca recentemente lançou duas novas versões de caminhões semipesados na Família Tector, de 9 e 11 toneladas.
PSA – O sucesso de vendas do Groupe PSA no segmento VUL na América Latina, bem como a constatação de uma oportunidade importante para comercialização de veículos de transporte de passageiros no mercado brasileiro, fizeram com que a empresa iniciasse a transformação dos seus modelos Jumpy e Expert em versões minibus. O projeto tem obtido bons resultados, e a montagem destas versões acaba de atingir recentemente a marca de mil unidades. Deveremos ter mais novidades na Fenatran.
MAN – Atendendo demanda proveniente dos segmentos de cargas sensíveis, em especial a de bebidas, a MAN vai apresentar no segmento de pesados a opção de suspensão pneumática com o MAN TGX 28.440.
Já na VW Caminhões e Ônibus, terá o recente lançamento dos modelos VW Delivery 9.170 e 11.180 V-Tronic, assim como os modelos 17.280, 24.280 e 30.280 recebendo a transmissão automatizada de 10 velocidades e a embreagem Eaton 395mm de alta performance
Mercedes-Benz – A Fenatran será o palco oficial para apresentação do Novo Actros, caminhão extrapesado que promete revolucionar o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Com essa nova linha, a marca estabelece padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez.
O Novo Actros traz muitas tecnologias exclusivas e inéditas para o mercado brasileiro, como o ABA 5 de série (Assistente de Frenagem Ativo) – o Actros será o único caminhão que reconhece pedestres e freia sozinho no Brasil.
E tem mais! Com o painel digital touch, o Novo Actros será o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro.
Também tem presença confirmada o Accelo – leves 815 e 1016 e médio 1316 – que foram os primeiros modelos de distribuição urbana com transmissões automatizadas.
A Mercedes-Benz será a primeira fabricante a disponibilizar um caminhão com direção autônoma para test-drive no evento, que é considerado o maior salão de veículos comerciais da América Latina. Fruto da parceria entre Mercedes-Benz e Grunner, empresa de tecnologia para o campo, o Atego 2730 6×4 será o único caminhão com essa tecnologia que estará à disposição dos motoristas no Fenatran Experience.
E não vamos deixar passar: a Nova Sprinter que chegou para revolucionar a mobilidade urbana com inovações em segurança e interatividade também deve ter um local exclusivo.
Scania – Vai apresentar todo seu portfólio de caminhões e serviços focado em mudar o mundo do transporte, pois está numa jornada para ser líder na transição para um sistema mais sustentável.
“A nossa Nova Geração de caminhões será mostrada pela primeira vez no Salão. E o Fenatran Experience será uma grande oportunidade para colocar mais próximo dos clientes a ‘Máquina dos Sonhos’, como estamos chamando os nossos novos caminhões, e demonstrar todos os benefícios. Temos certeza que a Nova Geração atrairá bastante atenção dos visitantes na pista de testes, pois nossos clientes já demonstram um resultado imbatível de até 12% de economia de combustível em comparação à geração anterior. É também uma excelente chance para todos conhecerem as novas cabines que foram totalmente alteradas para melhorar ainda mais a rentabilidade, o conforto e a ergonomia para o motorista. Estamos oferecendo ao mercado o conceito da customização ainda mais detalhada do produto, por isso convidamos a todos para dirigir o Scania mais econômico da história no Fenatran Experience”, destaca Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
A Scania vai iniciar as vendas dos caminhões GNV durante a edição 2019 da Fenatran. A produção começa em dezembro de 2019 e entregas a partir de março de 2020.
O projeto é fruto de investimentos de R$ 21 milhões, parte do programa de R$ 2,6 bilhões que a empresa dedica ao País entre 2017 e 2020, e já fazia parte do plano da montadora de introduzir modelos a gás no portfólio com a nova geração de caminhões lançada em outubro do ano passado. O caminhão a gás deverá custar entre 30% e 35% a mais do que uma versão a diesel.
Volvo – Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500m e de 0 a 1.000m) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) chega ao Brasil para participar da Fenatran, maior evento do setor de caminhões da América Latina. O caminhão é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima!
Mecânica Online
- A Texaco será o lubrificante oficial da Fenatran 2019. No estande da marca teremos em exposição toda a linha de lubrificantes Ursa, dedicada a veículos e equipamentos pesados.
- Os visitantes poderão conhecer os diferenciais da PETRONAS Urania com a tecnologia ViscGuard™, principal lubrificante da empresa para veículos pesados com motores a diesel.
- A Cummins reforça na Fenatran sua linha completa de motores a gás como opção extremamente limpa e eficiente para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos.
- Presente nas principais montadoras do país, as transmissões da EATON estarão expostas na Fenatran nos estandes da Mercedes-Benz, Iveco e VW Caminhões e Ônibus.
- Pela primeira vez, a Intelbras, participará da Fenatran. Como destaque, a empresa terá um simulador que reproduzirá o trajeto percorrido pelo motorista; o gestor de frota presente poderá acompanhar os movimentos e receber alertas emitidos pelo próprio equipamento que, por meio de inteligência artificial e machine learning, capta sinais de fadiga, distração do motorista, uso de celular e outros. No evento, os participantes também conhecerão os novos softwares compatíveis com DVRs veiculares que possibilitam o acesso a indicadores específicos para melhorar a gestão e o controle de frotas.
- A Pósitron apresentará uma tecnologia inovadora que traz ainda mais performance para as soluções de rastreamento: a migração total dos seus datacenters no Universo IoT e Cloud – Amazon Web Services (AWS), hoje conhecidos como computação em nuvem.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.