Coluna Bruno Baptista | ‘Etapa inédita da Stock Car em Belo Horizonte vai oferecer experiência única para pilotos e o público presente’
O próximo final de semana reserva novas experiências na Stock Car. Há quase uma década a categoria não tem uma prova em um circuito de rua como acontecerá em Belo Horizonte. Primeiro, é muito gratificante poder pilotar em uma das principais capitais do Brasil.
É um circuito inédito e será minha primeira vez em uma categoria de turismo em uma prova de rua. Já tive a oportunidade de andar em Mônaco, mas em um carro de fórmula. Agora, o cenário é completamente diferente.
Pelo mapa da pista, deu para perceber que o circuito tem retas bastante longas e isso aumenta os pontos de ultrapassagens, o que é bom para o público presente. Maior chance de emoção durante as provas de sábado e domingo.
Sem ter uma experiência prévia do local, é fundamental ter um bom acerto do carro e o motor é essencial em uma prova com retas grandes. Para isso, a Loctite, minha parceira há cinco temporadas, conta com soluções para manter o motor com as vedações adequadas. O silicone no cárter com o Loctite 598 Black e o anaeróbio nos flanges com o Loctite 518 são obrigatórios.
Reta longa também significa ter uma boa aerodinâmica. Quando você prepara um carro para reta, perde em outras coisas como ponto de freada. As curvas rápidas são mais difíceis de serem feitas. O desafio é ter um carro de reta, prejudicando o menos possível os outros acertos.
Espero um final de semana de muita emoção, bom público e a torcida mineira empolgada com a Stock Car, em Belo Horizonte. Estou otimista e confiante para me manter entre os primeiros colocados e, quem sabe, subir ao pódio em uma corrida histórica para a categoria.
*Bruno Baptista, piloto que disputa a Stock Car pela RCM Motorsport