Veículo: VW – Gol Confortline 1.0
Data: 07 de junho de 2016
Temperatura: 21 graus Celsius
Avaliador: Roberto Mattos
NOTA:
Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !
O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.
Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.
TIMBRE
É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.
Foi notada uma ausência considerável das frequências sub-graves. Nos timbres graves, existe uma distorção moderada em volumes mais altos. Timbres médios com boa reprodução de cordas (violinos e violoncelos) e sopros, porém notamos uma distorção nas vozes. Bons agudos, porém acanhados, podendo estar mais presentes.
PALCO SONORO
São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.
- a) Altura de palco
A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros nas colunas laterais, acima do painel. Esse local privilegia a altura do palco sonoro, fazendo a voz estar mais presente e próxima da altura dos ouvidos.
- b) Largura do palco
Boa, indo quase nos limites laterais do carro. A largura foi beneficiada pelos 2 tweeters nas extremidades nas colunas laterais.
- c) Profundidade de palco
Boa profundidade entre o início do painel e o parabrisa, dando ao ouvinte uma sensação de instrumentos na dianteira e também na traseira do palco.
IMAGEM
É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.
As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema perde bastante nas imagens centro-esquerda e centro-direita que estão bem juntas das extremidades e deveriam estar mais em direção ao centro. Quanto a imagem central, ela é desfocada, não sendo possível definir uma localização precisa.
LINEARIDADE DE SOM
É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.
Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um bom comportamento na presença de todos os timbres, sem nenhum “atropelamento” de frequências. Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) repete-se o bom comportamento. Porém, em volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as frequências baixas e médias distorcem consideravelmente em relação as frequências altas.
PRESENÇA DE RUÍDO
É observado estalos e chiados de fundo no sistema.
Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.
ACABAMENTO
É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal
em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante
- a) Unidade principal
Muito bem acabada, combinando com os demais controles. Perfeita integração ao painel, sem rebarbas ou espaços grandes aparentes.
Botões grandes, de fácil leitura e fáceis de apertar.
- b) Display/monitor
Integração perfeita com a unidade principal.
- c) Falantes dianteiros
O tweeter tem um rebaixo ao lado da moldura, que faz parecer uma adaptação na coluna lateral acima do painel. A VW poderia repetir o bom acabamento do tweeter do Fox Track, que não possui ressaltos. O médio grave da porta possui um acabamento simples, porém correto.
- d) Falantes traseiros
O sistema não possui falantes na porta traseira. A fábrica optou por instalar os falantes atrás do banco traseiro, nas abas plásticas laterais do tampão que fica acima do porta malas, com um acabamento simples, porém correto.
- e) Comandos no volante
Inexistente na unidade avaliada.
OUTRAS AVALIAÇÕES
- a) Ergonomia no uso do sistema
A localização da unidade principal é muito boa, sendo facilmente acessada pelo motorista e pasageiro dianteiro. O posicionamento das entradas USB, AUX e SD CARD estão em ótima localização, integradas a unidade principal e fáceis de serem acessadas.
- b) Facilidade de uso
O display não é do tipo “touch”, mas é fácil de operar. Os menus de ajustes são fáceis de ler e entender.
O sistema possui uma tela única que se localiza todos os ajustes de áudio, facilitando a vida do usuário.
Em nosso teste, usamos todas as opções em “FLAT” (todos os ajustes zerados).
- c) Intuitividade de uso
Bem intuitivo, sem grandes dificuldades para quem não conhece o sistema. Os botões principais (volume e mudança de estação/faixa) estão perfeitamente destacados em relação aos demais.
- d) Visualização do display
Por ser um sistema básico, possui um bom tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. A tela é monocromática, mas possui uma boa resolução, sendo fácil de ler.
- e) Fontes disponíveis
Dispondo de várias opções para o usuário (CD, RÁDIO, USB, SD CARD e AUXILIAR), a VW só deixou faltar o bluetooth no Gol.
- f) Manual de instruções
No manual principal, existe a informação de um “CADERNO RÁDIO” (destacado em vermelho na foto abaixo) que não estava presente na unidade avaliada. Procuramos no manual principal mais informações sobre o manuseio do sistema de áudio, e não achamos.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Para um veículo de categoria compacta, o sistema de áudio do Gol para o uso diário, vai atender a maioria dos usuários.
O sistema possui uma boa unidade principal, com ótimo acabamento no painel. Nesses quesitos a VW obteve pontos importantes.
Porém, a falta de comandos no volante (tão necessário e solicitado hoje em dia) e uma maior atenção ao que realmente importa (qualidade de áudio) seriam necessários para deixar o sistema do Gol mais interessante, divertido e com notas mais elevadas. Sub-graves com pouca presença, uma distorção moderada nos graves, timbres médios que reproduzem vozes distorcidas e timbes agudos bons, porém acanhados.
O Gol Confortline 1.0 fez 202 pontos de 300 possíveis. Nota final 6,7.