CarrosNotícias

Coluna Audio Excellence: Análise de sistema de som do VW Fox Track 2016

IMG_9927

Veículo:                VW – Fox Track 1.0                                                        Data:                     05 de maio de 2016

Temperatura:     26 graus Celsius                                                               Avaliador:           Roberto Mattos

NOTA:

Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !

O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.

Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.

 TIMBRE

É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.

Foi notada uma ausência considerável das frequências sub-graves. Seria interessante a fábrica utilizar um falante específico (subwoofer) instalado no porta-malas para sanar essa ausência. Nos timbres graves, existe uma distorção moderada em volumes mais altos. Timbres médios com boa reprodução de cordas (violinos e violoncelos), porém notamos uma distorção nas vozes. Bons agudos, porém acanhados, podendo estar mais presentes.

PALCO SONORO

São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.

  1. a) Altura de palco

A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros nas colunas laterais, acima do painel. Esse local privilegia a altura do palco sonoro, fazendo a voz estar bem presente, acima da média e próxima a altura dos ouvidos.

  1. b) Largura do palco

Boa, indo quase nos limites laterais do carro. A largura foi beneficiada pelos 2 tweeters nas extremidades nas colunas laterias.

  1. c) Profundidade de palco

Boa profundidade entre o início do painel e o parabrisa, dando ao ouvinte uma sensação de instrumentos na dianteira e também na traseira do palco.

IMAGEM

 

É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.

As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema perde um pouco nas imagens centro-esquerda e centro-direita que poderiam estar mais fechadas em direção ao centro. Quanto a imagem central, o sistema do Fox nos trouxe uma boa surpresa: apesar da imagem central estar um pouco deslocada para a direita, ela é facilmente localizada.

LINEARIDADE DE SOM

É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.

Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um bom comportamento na presença de todos os timbres, sem nenhum “atropelamento” de frequências. Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) repete-se o bom comportamento. Porém, em volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as frequências baixas e médias distorcem moderadamente em relação as frequências altas.

PRESENÇA DE RUÍDO

É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.

ACABAMENTO

É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal

em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante

  1. a) Unidade principal

Muitíssimo bem acabada, combinando com os demais controles. Perfeita integração ao painel, sem rebarbas ou espaços aparentes. Botões de fácil leitura e fáceis de apertar.

unidade principal

  1. b) Display/monitor

Ótimo tamanho de display e integração perfeita com a unidade principal.

  1. c) Falantes dianteiros

O tweeter está perfeitamente alinhado com a coluna lateral acima do painel, sem nenhum ressalto. O tweeter e o médio grave da porta possuem um acabamento simples, porém correto.

tweeter dianteiro

porta dianteira

  1. d) Falantes traseiros

O sistema não possui tweeters na parte traseira. O falante de médio grave da porta repete o acabamento da porta dianteira, com um acabamento simples, porém correto.

porta traseira

  1. e) Comandos no volante

A VW é campeã nesse quesito. Botões grandes e boa integração com o volante. As funções são fáceis de serem acessadas com o veículo em movimento, e possuem uma bonita iluminação noturna.

comandos volante]

OUTRAS AVALIAÇÕES

  1. a) Ergonomia no uso do sistema

A localização da unidade principal é muito boa, sendo facilmente acessada pelo motorista e pasageiro dianteiro.

O posicionamento das entradas USB e AUX estão em boa localização no console central, fáceis de achar e conectar equipamentos, e a entrada SD é integrada com a unidade principal.

entradas AUX USB

  1. b) Facilidade de uso

O display é do tipo “touch”, e ainda possui uma função muito interessante: ao se aproximar com as mãos, um sensor ativa algumas legendas “ocultas”, facilitando ainda mais a operação do usuário. Além do display principal, o painel de instrumentos possui um pequeno display digital, que informa funções do sistema de áudio, que é excelente para o motorista não desviar olhares para a unidade principal.

Os menus de ajustes são fáceis de ler e entender. O sistema possui várias telas, como equalizador e localização do som na cabine do veículo, por exemplo, função que permite ao usuário definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase. Em nosso teste, usamos a opção “CENTRAL” e equalizador “FLAT” (todos os ajustes zerados).

menu ajustes 1

menu ajustes 2

menu ajustes 3

  1. c) Intuitividade de uso

Bem intuitivo, sem grandes dificuldades para quem não conhece o sistema. Os botões principais (volume e mudança de estação/faixa) estão perfeitamente destacados em relação aos demais.

  1. d) Visualização do display

Ótimo tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista. Tela colorida e com boa resolução.

  1. e) Fontes disponíveis

Dispondo de várias opções para o usuário (CD, RÁDIO, USB, SD CARD, BLUETOOTH e AUXILIAR), a VW não deixa a desejar nesse quesito.

  1. f) Manual de instruções

O veículo está equipado com um manual separado para o sistema de áudio que a VW chama de “Composition Media / Discover Media”. Fácil de ler, possui uma boa diagramação e boa explicação de uso com “passo-a-passo” e figuras legíveis.

manual

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Para um veículo de categoria compacta, o sistema de áudio do Fox para o uso diário, vai atender a maioria dos usuários.

O sistema possui uma excelente unidade principal, com ótimo acabamento no painel e nos comandos de volante. Nesses quesitos a VW obteve pontos importantes que elevaram a nota final do compacto alemão.

Porém, uma maior atenção ao que realmente importa (qualidade de áudio) seria interessante e podem deixar o sistema do Fox mais “amigavelmente sonoro”, divertido e com notas mais elevadas. Sub-graves com pouca presença, uma distorção moderada nos graves, timbres médios que reproduzem algumas vozes distorcidas e timbes agudos bons, porém acanhados.

O Fox Track 1.0 fez 222 pontos de 300 possíveis. Nota final 7,4.

Roberto Mattos

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo