Coluna Audio Excellence – Análise de sistema de som do Renault Fluence GT Line 2016
Veículo: RENAULT – Fluence GT Line
Data: 14 de março de 2016
Temperatura: 29 graus Celsius
Avaliador: Roberto Mattos
NOTA:
Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !
O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.
Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.
TIMBRE
É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.
Foi notada uma distorção bastante presente nos sub-graves. Seria interessante a fábrica utilizar um falante específico (subwoofer) instalado no porta-malas, e assim realizar um corte de frequência para a reprodução de graves e médios nos falantes das portas. Nos timbres graves, a distorção diminui em relação aos sub-graves. Nas frequências médias, sons como violoncelos são bem agradáveis, porém notamos alguma pequena distorção em timbres de vozes. Bons agudos.
PALCO SONORO
São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.
- a) Altura de palco
A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros no alto do painel. Ponto para a Renault ! Esse local privilegia bastante a altura do palco sonoro, fazendo a voz estar bem presente, quase na altura dos ouvidos. Um local ainda melhor seria a instalação dos tweeters nas 2 colunas laterais dianteiras (assim como no Mini Cooper “S”). Dessa forma, consegue-se mais facilmente a presença de um canal central “fantasma” no palco, que ficou um pouco ausente no sistema do GT Line.
- b) Largura do palco
Correta, indo quase nos limites laterais do carro. A largura foi beneficiada pelos 2 tweeters nas extremidades do painel.
- c) Profundidade de palco
Boa profundidade entre o início do painel e o parabrisa, dando ao ouvinte uma sensação de instrumentos na dianteira e também na traseira do palco.
IMAGEM
É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.
As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema perde um pouco quando se aproxima cada vez mais do centro. As imagens centro-esquerda e centro-direita poderiam estar mais fechadas em direção ao centro. Quanto a imagem central, o GT Line ficou devendo, não sendo possível definir a sua localização correta.
LINEARIDADE DE SOM
É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.
Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um bom comportamento na presença de todos os timbres, sem maiores “atropelamentos” de frequências. Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) temos uma resposta melhor. Porém, em volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as baixas frequências encobrem com mais facilidade as demais, existindo um excesso de sub-graves e graves em relação as frequências médias e altas.
PRESENÇA DE RUÍDO
É observado estalos e chiados de fundo no sistema.
Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.
ACABAMENTO
É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante.
- a) Unidade principal
Bem acabada, em tom cinza claro com botões chumbo, combinando com os demais controles do painel. Perfeita integração ao painel, sem rebarbas ou espaços aparentes. Botões grandes e fáceis de apertar.
- b) Display/monitor
Bom tamanho de display, porém a integração com o painel é um pouco ultrapassada. Vários sistemas de áudio de outras marcas usam telas escamoteáveis, (elétricas ou manuais). Dessa forma, quando não está em uso, a tela pode ser recolhida da visão do motorista.
- c) Falantes dianteiros
O tweeter está perfeitamente alinhado com o painel, sem ressaltos. Porém o médio-grave instalado nas portas dianteiras, apesar de um bom acabamento na instalação, possui um ressalto não agradável aos olhos.
- d) Falantes traseiros
Acabamento correto, sem ressaltos aparentes. O tweeter poderia estar um pouco mais alto, para deixar as frequências altas mais presentes aos passageiros dos assentos traseiros.
- e) Comandos no volante
Achamos que o sistema mais fácil para o motorista é a utilização de botões do sistema de áudio instalados diretamente no volante.
A Renault, assim como quase todas as marcas francesas, optou pelo uso de uma alavanca que fica atrás do volante, sendo encoberto pelo próprio volante.
Os botões “volume” e “mute” são fáceis de serem acessados. Porém, para uma simples troca de fonte (CD para rádio por exemplo) a Renault instalou botões acima da alavanca, que podem dar ao usuário alguma dificuldade de acesso, principalmente com o carro em movimento, assim como o sistema de troca de faixas e/ou estações de rádio, através de uma “rodinha” atrás da alavanca.
OUTRAS AVALIAÇÕES
- a) Ergonomia no uso do sistema
A localização da unidade principal poderia ser melhor (no lugar dos comandos do ar condicionado, por exemplo). Normalmente, o sistema de áudio é mexido com muito mais frequência do que o sistema de climatização.
A alavanca de câmbio estando em “P”, dificulta a inserção e retirada de CDs da unidade principal.
O display é do tipo “touch”, com boa definição de imagem. Porém, como a sua localização fica em cima do painel (longe do usuário), achamos bastante incômodo ter que se inclinar para a frente, deslocando as costas do banco, para poder atingir o display com os dedos.
- b) Facilidade de uso
Achamos um pouco complicado o sistema de “menus” utilizado pela Renault para se achar ajustes simples, como “graves e agudos” por exemplo. Porém uma vez na tela desejada, a operação é simples.
O sistema possui vários displays de ajustes, como a “espacialização” por exemplo, onde o usuário pode definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase. Em nossos testes, usamos a opção “TODO O VEÍCULO”.
- c) Intuitividade de uso
A função de volume poderia estar localizada no botão central, em destaque. A Renault optou por deixá-lo em segundo plano, mais perto do motorista (botão menor a esquerda, que acumula as funções de liga/desliga/volume), confundindo um pouco o usuário e/ou passageiro.
Os “menus” de acesso ao sistema de áudio são um pouco complicados e não intuitivos ao usuário. O editor de testes da equipe do CarPoint News, Marcelo Silva, também teve dificuldade de uso do sistema de áudio.
- d) Visualização do display
Bom tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. Tela com boa resolução.
- e) Fontes disponíveis
Dispondo de várias opções para o usuário (CD, RÁDIO, USB, SD CARD, BLUETOOTH e até AUXILIAR), a Renault não deixa a desejar nesse quesito.
- f) Manual de instruções
Na unidade avaliada, não achamos o manual de instruções detalhado do sistema de som.
Ao perguntamos ao avaliador do CarPoint News, Marcelo Silva, se o veículo vinha somente com um guia prático, ele também não soube responder sobre o manual completo.
As informações do guia prático são corretas, mas pouco detalhadas para o usuário se familiarizar completamente com o sistema chamado R-Link, pela Renault.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
A Renault tem um bom sistema de áudio para uso diário, que vai atender a maioria dos usuários.
Porém, uma maior atenção aos timbes de baixa frequência (sub-graves e graves) bastante utilizados por exemplo por quem é fã de música eletrônica, além de um posicionamento melhor da tela touch (que fica longe do usuário, para sua operação) podem deixar o Fluence GT Line ainda mais “sonoro” e divertido.
O Fluence GT Line fez 207 pontos de 300 possíveis. Nota final 6,9.