CarrosNotícias

Coluna Audio Excellence – Análise de sistema de som do Lexus CT200h 2016

IMG_3309

Fotos: Roberto Mattos

Veículo:                LEXUS – CT 200 H                                                        

Data:                     04 de julho de 2016

Temperatura:     25 graus Celsius                                                              

Avaliador:           Roberto Mattos

NOTA:

Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !

O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.

Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.

TIMBRE

É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.

O Lexus híbrido possui um refinado sistema de áudio completo, incluindo um kit 3 vias (graves/médios/agudos) na dianteira e subwoofer no porta malas. Com isso, obteve boas notas. Nos sub-graves, devido a presença do falante específico, timbres com boa reprodução e pouca distorção, assim como nos timbres graves. Médios muito agradáveis com boa performance nas vozes e sopros. Agudos muito bons.

PALCO SONORO

São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.

  1. a) Altura de palco

A fábrica optou por instalar além do tradicional: são 2 médios acompanhando os 2 tweeters, além de encontrarmos também um falante de médio no canal central… tudo isso na parte de cima do painel. Ponto muito positivo para a Lexus ! Com tudo isso, a altura de palco do sistema é muito boa, acima da média, com vozes quase na altura dos ouvidos.

  1. b) Largura do palco

Correta, indo quase nos limites laterais do carro. A largura foi beneficiada pelos 2 tweeters nas extremidades do painel.

  1. c) Profundidade de palco

Muito boa profundidade entre o início do painel e o parabrisa, dando ao ouvinte uma real sensação de instrumentos na dianteira e também na traseira do palco.

IMAGEM

É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.

As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema fica acima da média também nas imagens “centro-esquerda e centro-direita), em locais quase corretos, que é muito difícil de acontecer.

E devido ao falante de canal central, a imagem central também se beneficiou bastante, com a cantora no local correto.

LINEARIDADE DE SOM

É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.

Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um ótimo comportamento na presença de todos os timbres, sem maiores “atropelamentos” de frequências. Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) temos também um ótimo comportamento. Já no volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as baixas frequências edistorcem um pouco, porém nada grave,

PRESENÇA DE RUÍDO

É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.

ACABAMENTO

É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal

em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante

  1. a) Unidade principal

Visual simples, porém com um acabamento correto e integrada ao console do veículo, sem rebarbas ou espaços aparentes. Botões grandes e fáceis de apertar. O sistema ainda possui um joystick acompanhado dos botões “menu”, cima”, “baixo” e “home”.

joystick de ajustes

  1. b) Display/monitor

Bom tamanho de display, porém a integração com o painel é um pouco ultrapassada. Vários sistemas de áudio de outras marcas usam telas escamoteáveis, (elétricas ou manuais). Dessa forma, quando não está em uso, a tela pode ser recolhida da visão do motorista.

  1. c) Falantes dianteiros

O tweeter tem uma moldura ultrapassada em design. Deveria ser integrada a coluna.

Já o falante de médio no painel e o grave da porta possuem acabamento correto e discreto.

falantes médio e tweeter no painel

porta dianteira

  1. d) Falantes traseiros

Acabamento correto, sem ressaltos aparentes, com acabamento correto.

porta traseira

  1. e) Comandos no volante

Os japoneses foram muito felizes ! Acionamento super simples, correto, bem acabado e funcional ! Nota 10 !

comandos volante

OUTRAS AVALIAÇÕES

  1. a) Ergonomia no uso do sistema

A localização da unidade principal é integrada ao painel, muito boa e ao alcance fácil do usuário.

Porém, o sistema de joystick, que deveria facilitar o uso, se mostrou um pouco sensível demais, com imprecisão de comandos.

  1. b) Facilidade de uso

Sistema de menus fácil de entender e usar.

O sistema possui vários displays de ajustes, como a “espacialização”, onde o usuário pode definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase, e até “surround”. Em nossos testes, usamos a opção “TODO O VEÍCULO”, graves e agudos zerados e sistema surround desligado.

tela 1

tela 2

tela 3

  1. c) Intuitividade de uso

Sistema fácil de entender, com botão “HOME” bem prsente. Os “menus” de acesso ao sistema de áudio são fáceis de usar através do joystick.

  1. d) Visualização do display

Bom tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. Tela com boa resolução.

  1. e) Fontes disponíveis

Dispondo de várias opções para o usuário (CD, RÁDIO, USB, BLUETOOTH, AUXILIAR e até TV), a Lexus não deixa a desejar nesse quesito.

  1. f) Manual de instruções

Na unidade avaliada, não achamos o manual de instruções.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

A Lexus caprichou no sistema de áudio do híbrido, que obteve várias boas notas em qualidade de áudio. Nossa única dica é somente uma  pequena correção no corte de frequência nos subgraves, que distorceram um pouco em alto volume. Outro ponto que não gostamos foi a operação através do joystick, que é bastante sensível e poderia ter a sensibilidade ajustada.

Otíma localização do falante de médios (acima do painel, junto ao tweeter) e presença de canal central (localizado atrás do display principal), item raro em sistemas originais. O subwoofer instalado na mala  também ajudou a deixar o sistema ainda mais divertido.

O Lexus CT 200 H fez bons 235 pontos de 300 possíveis. Nota final 7,83.

Roberto Mattos

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo