Veículo: Jaguar – XE-R Sport
Data: 14 de maio de 2016
Temperatura: 22 graus Celsius
Avaliador: Roberto Mattos
NOTA:
Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !
O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.
Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.
TIMBRE
É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.
O sistema de áudio premium da Jaguar é da marca inglesa MERIDIAN, famosa por fabricar sistemas de áudio estéreo e home theaters de altíssimo padrão para residências.
Toda essa experiência resultou em um sistema quase perfeito, com sub-graves muito bons, sem distorções. Graves muito bem definidos e agradáveis. Médios com vozes e cordas excepcionais e agudos excelentes, sem nenhuma fadiga.
A Jaguar fez do seu XE-R uma verdadeira sala de concertos !
PALCO SONORO
São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.
- a) Altura de palco
A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros no alto do painel, com uma angulação voltada para os passageiros dianteiros.
Perfeito ! Esse local privilegia bastante a altura do palco sonoro, fazendo a voz estar bem presente, quase na altura dos ouvidos.
b) Largura do palco
Excelente, quase nas extremidades laterais do carro.
- c) Profundidade de palco
Ótima profundidade entre o início do painel e o parabrisa, dando ao ouvinte uma real sensação de instrumentos na dianteira e também na traseira do palco.
IMAGEM
É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.
As imagens laterais (esquerda e direita) são muito boas, corretamente definidas. As imagens central esquerda e central direita poderiam estar mais direcionadas ao centro do palco. Canal central muito bom, com boa presença de voz e localização fácil de perceber.
Os instrumentos soam nos lugares certos, sem alterações.
LINEARIDADE DE SOM
É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.
Nesse aspecto a Meridian não deixou por menos e fez o dever de casa corretamente ! Nos volumes baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA), médio (referência 93 dB do CD da IASCA) e alto (referência 105 dB do CD da IASCA) todas as frequências soaram na medida certa, sem nenhum atropelo sonoro.
PRESENÇA DE RUÍDO
É observado estalos e chiados de fundo no sistema.
Infelizmente esse foi até agora em todos os testes, o único sistema que apresentou chiado (“ris de fundo”) nas 2 situações testadas. Ao ligar e desligar o sistema e também ao colocar o volume no máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”, fazendo o sistema de áudio do Jaguar perder pequenos pontos na avaliação.
ACABAMENTO
É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal
em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante
- a) Unidade principal
O padrão Jaguar já é por excelência e tradição, acima da média na categoria luxo, e o sistema de som não poderia estar atrás. Perfeita integração da unidade principal com o painel.
- b) Display/monitor
Excelente tamanho de display. Com a tela integrada a unidade principal.
- c) Falantes dianteiros
Na parte frontal, a Meridian decidiu instalar no Jaguar um sistema de 3 vias (grave, médio e agudo) independente.
O tweeter está instalado com uma leve angulação para a frente, com uma integração perfeita ao painel.
O falante de médio está totalmente integrado ao painel da porta, sem ressaltos.
O falante de grave ficou localizado abaixo dos comandos dos vidros das portas, aproveitando o ressalto para se acomodar.
Em todos eles, os ingleses confirmaram o ótimo padrão de acabamento nos equipamentos.
- d) Falantes traseiros
Já na parte traseira, o sistema é de 2 vias (médio e agudo) independente.
O tweeter está instalado ao lado da maçaneta com bom acabamento sem ressaltos.
O falante de médio (assim como o falante de grave da dianteira) também ficou localizado abaixo dos comandos dos vidros das portas, aproveitando o ressalto para se acomodar.
O acabamento segue a dianteira, com ótimo padrão.
- e) Comandos no volante
A Jaguar colocou os botões essenciais, de fácil uso com o veículo em movimento, possuem uma bonita iluminação noturna e um excelente acabamento.
OUTRAS AVALIAÇÕES
- a) Ergonomia no uso do sistema
A localização da unidade principal é muito boa, na parte de cima do painel. O motorista não tem nenhuma dificuldade para uso do sistema, não precisando fazer grandes movimentos. O display é do tipo “touch”.
- b) Facilidade de uso
Achamos um pouco complicado o sistema de “menus” utilizado pela Jaguar para se achar ajustes simples, como “graves e agudos” por exemplo. Porém uma vez na tela desejada, a operação é simples.
O sistema possui vários displays de ajustes, como um equalizador de 3 bandas e a “espacialização” por exemplo, onde o usuário pode definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase dentro da cabine.
Em nossos testes, usamos a opção “FLAT” e “CENTRAL” conforme fotos abaixo.
- c) Intuitividade de uso
A função de volume poderia estar localizada junto a unidade principal. Ela está instalda na parte de baixo do ar condicionado, e isso pode confundir o usuário e/ou passageiro.
Os “menus” de acesso ao sistema de áudio são um pouco complicados para se chegar a regulagem desejada.
- d) Visualização do display
Excelente tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. Tela com ótima resolução.
- e) Fontes disponíveis
Não dispondo de CD player, TV e SD (apenas para mapas), a Jaguar ficou devendo um pouco nesse quesito.
As funções disponíveis são RÁDIO, USB, BLUETOOTH e AUXILIAR.
- f) Manual de instruções
A unidade avaliada veio com 2 manuais: 1 guia rápido (funções básicas) e 1 manual completo, que traz ótimas informações passo-a-passo, com boas imagens e muito bem explicado.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
A Jaguar e a Meridian fizeram um excelente trabalho no XE-R. Todas as frequências estão nos seus lugares corretos, sem atropelos, qualquer que seja o volume usado.
Na parte de comandos, a única mudança que gostaríamos é o deslocamento do botão de volume para a unidade principal. Já no sistema de áudio a única observação notada foi de fato, alguns chiados (“ris” de fundo) que estão presentes ao ligar/desligar o sistema e no volume máximo, porém utilizando o CD de testes. No dia-a-dia, isso não terá influência para o usuário final.
O Jaguar XE-R fez um belo total de 260 pontos de 300 possíveis. Nota final 8,66.