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Coluna Audio Excellence – Análise de sistema de som do Fiat Strada Adventure Extreme 2016

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Veículo:                FIAT – Strada Adventure Extreme                             Data:                     18 de março de 2016

Temperatura:     34 graus Celsius                                                               Avaliador:           Roberto Mattos

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NOTA:

Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !

O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.

Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.

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TIMBRE

É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.

Foi notada uma alta distorção presente nos sub-graves e graves. Seria interessante a fábrica utilizar um falante específico (subwoofer) instalado no porta-malas, e assim realizar um corte de frequência para a reprodução de graves e médios nos falantes das portas, que também devem ser trocados. Nas frequências médias, também notamos em vozes e cordas bastante distorção. Os agudos, foram as frequências que menos apresentaram distorção, mas mesmo assim não podemos destacar positivamente os timbres da Adventure.

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PALCO SONORO

São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.

NOTA: A Fiat cometeu um pequeno deslize no ajuste de graves, médios e agudos. Ao apertar o botão PADRÃO (onde os ajustes deveriam ficar zerados) percebe-se que a curva de equalização ficou levemente fora do padrão FLAT. Para realizar esse teste, “zeramos” todos os ajustes conforme fotos.

  1. a) Altura de palco

A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros atrás dos espelhos retrovisores, na parte interna. O lugar favorece a altura do palco, porém, notamos que o não conseguiu chegar na altura dos ouvidos.

  1. b) Largura do palco

Não chegou nos limites laterais do carro, porém foi beneficiada pelos 2 tweeters nas extremidades do painel.

  1. c) Profundidade de palco

O sistema possui uma falha muito notável no ajuste do sistema de áudio da Adventure: o palco está atrás dos bancos dianteiros. Imagine você estar assistindo um show ao vivo e sentir a voz do cantor atrás de você. É o que acontece quando estamos dentro do habitáculo. Para sanar isso, fizemos uma pequena modificação apenas para tirar uma dúvida: colocamos o FADER em 13 pontos para a posição FRONT. Porém, para efeitos de notas no teste, prevaleceu a configuração com o FADER e o BALANCE sempre zerados ao padrão de fábrica.

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IMAGEM

É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.

As imagens laterais (esquerda e direita) são corretamente definidas. O sistema perde um pouco quando se aproxima cada vez mais do centro. As imagens centro-esquerda e centro-direita estão encostadas nas laterais, e sobre a imagem central, não foi possível definir a sua localização correta.
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LINEARIDADE DE SOM

É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.

Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se uma falta de agudos. Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) temos uma resposta melhor sem maiores “atropelamentos” de frequências. Porém, em volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as baixas frequências (graves e sub-graves) distorcem muito em relação as frequências médias e altas.

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PRESENÇA DE RUÍDO

É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.

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ACABAMENTO

É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante.É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

  1. a) Unidade principal

Falta integração da unidade MOPAR (Fiat Acessórios) com o painel, parecendo ser uma adaptação não muito “harmônica” com os demais componentes.

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  1. b) Display/monitor

Bom tamanho de display, resolução média, poderia ser mais nítida.

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  1. c) Falantes dianteiros

O tweeter está perfeitamente alinhado com a porta, sem ressaltos. Porém o médio-grave instalado nas portas dianteiras, mantem o padrãa antigo, sendo instalado “dentro” do porta objetos, além de vários “pontinhos plásticos” na tela. A Fiat poderia adotar uma outra solução mais harmônica, como vários fabricantes fazem atualmente, embutindo o falante na porta, sem ressaltos.

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  1. d) Falantes traseiros

Mesma observação dos falantes das portas dianteiras.

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  1. e) Comandos no volante

Achamos fácil e intuitivo o sistema adotado na Adventure. Botões grandes e boa integração com o volante. As funções de “volume”, “mute”, “troca de faixa/estação” e “troca de fonte” são fáceis de serem acessados., porém na unidade avaliada, precisamos apertar com um pouco mais de força, para que fosse acionada a função desejada. Pode ser um caso isolado apenas.

Volante

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OUTRAS AVALIAÇÕES

  1. a) Ergonomia no uso do sistema

Boa localização da unidade principal, com fácil acesso e visualização. O display é do tipo “touch”.

  1. b) Facilidade de uso

O sistema de ajustes de áudio utilizado é no mínimo curioso. Para um simples ajuste de graves e/ou agudos por exemplo, ao acionar o botão com uma nota musical, o áudio do CD simplesmente para de tocar, obrigando ao usuário fazer o ajuste, e depois voltar ao CD para verificar se o ajuste realizado ficou satisfatório.

O sistema possui vários ajustes, como a “espacialização” por exemplo, onde o usuário pode definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase. Em nossos testes, usamos a opção “CENTRAL”.

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  1. c) Intuitividade de uso

O usuário que já está acostumado a equipamentos automotivos, não terá muita dificuldade de uso, porém um usuário menos experiente pode ter uma certa dificuldade.

  1. d) Visualização do display

Bom tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. A tela poderia ter uma resolução melhor em vídeos.

  1. e) Fontes disponíveis

Dispondo de várias opções para o usuário (CD, RÁDIO, USB, SD CARD, BLUETOOTH, AUXILIAR e até TV e DVD), a Fiat não deixa a desejar nesse quesito. Nota 10 !

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  1. f) Manual de instruções

Na unidade avaliada, o manual original informa 2 rádios diferentes (“MID” e “CONNECT”) do modelo apresentado no veículo.
Um segundo manual em separado referente a unidade principal da MOPAR estava presente no veículo, porém ele poderia ter um acabamento melhor, igual ao manual original, com papel de boa gramatura e qualidade de impressão mais nítida.

manual 1

manual 3

manual 2

manual 4

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CONSIDERAÇÕES GERAIS

A Fiat Strada Adventure Extreme, pode ser considerada “Extreme” nos funções de dirigibilidade e off-road, mas no sistema de áudio, infelizmente, ficou devendo bastante qualidade.

Por ser uma versão TOP, a fábrica deveria dar uma atenção bem maior ao sistema de áudio. Os sub-graves e graves possuem altissima distorção, médios com alta distorção e agudos apenas razoáveis.

A Adventure Extreme fez 156 pontos de 300 possíveis. Nota final 5,2.

Roberto Mattos

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