CarrosNotícias

Coluna Audio Excellence: Análise de sistema de som do Fiat Punto T-Jet 2016

IMG_7873

Veículo:                FIAT – Punto Turbo T-JET                                          Data:                     31 de março de 2016

Temperatura:     30 graus Celsius                                                               Avaliador:           Roberto Mattos

——————————————————————————————————————————–

NOTA:

Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !

O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.

Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.

——————————————————————————————————————————–

TIMBRE

É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.

A fábrica acertou ao colocar um falante exclusivo de sub-graves (subwoofer) no porta malas, mas ao mesmo tempo que acertou, cometeu um deslize ao esquecer um controle de volume controle independente para esse falante extra. O resultado do esquecimento, foi uma distorção bastante presente nos sons sub-graves.

Nas frequências médias, os sons de instrumentos de corda como violinos e violoncelos são agradáveis, porém notamos as vozes um pouco “embaçadas”.

O sistema possui bons agudos, que poderiam estar um pouco mais presentes. Achamos discretos.

——————————————————————————————————————————–

PALCO SONORO

São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.

  1. a) Altura de palco

A fábrica optou por instalar os 4 tweeters (2 dianteiros e 2 traseiros) ao lado dos puxadores das portas. Já vimos vários sistemas assim, porém no Punto T-JET, os puxadores dianteiros estão em uma altura mais baixa em relação ao painel, que sempre é o local mais adequado para a instalação desse tipo de falante de alta frequência. Dessa forma, a altura do palco foi prejudicada, deixando a voz em uma altura abaixo dos ouvidos.

  1. b) Largura do palco

Correta, indo quase nos limites laterais do carro.

  1. c) Profundidade de palco

Devido a instalação dos 2 tweeters dianteiros nas portas em local inadequado, o Fiat também ficou devendo na profundidade de palco. Notamos instrumentos que deveriam soar perto do vidro dianteiro, posicionados na frente do painel.

——————————————————————————————————————————–

IMAGEM

É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.

As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema perde bastante quando se aproxima cada vez mais do centro. As imagens centro-esquerda e centro-direita estão coladas nas imagens laterais. Quanto a imagem central, o T-JET ficou devendo, não sendo possível definir a sua localização precisa.
——————————————————————————————————————————–

LINEARIDADE DE SOM

É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.

Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um bom comportamento na presença de todos os timbres, porém com um sub-graves um pouco excessivos. Já em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) o sub-grave fica ainda mais aparente, porém com baixa distorção. Considerando o volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as frequências sub-graves e graves aparecem com muita distorção, chegando a incomodar bastante, em relação as frequências médias e altas.

——————————————————————————————————————————–

PRESENÇA DE RUÍDO

É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.

——————————————————————————————————————————–

ACABAMENTO

É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal

em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante

  1. a) Unidade principal

Bem acabada, em “black piano” separada do chamativo painel vermelho por uma moldura prateada, sem rebarbas ou encaixes aparentes. Vários botões pequenos, porém muito bonitos. Os principais controles (volume, liga/desliga) são montados em botões maiores e fáceis de controlar.

unidade principal

  1. b) Display/monitor

Devido estar integrado com a unidade principal, possui o mesmo bom padrão de acabamento, com total integração visual.

  1. c) Falantes dianteiros

O tweeter está perfeitamente alinhado com o a maçaneta da porta, com a sua tela parecendo uma “extensão” com muito bom acabamento. O falante de médio-grave não possui ressaltos em relação ao painel das portas. O T-JET tem uma solução bem agradável aos olhos nesse aspecto.

porta traseira

porta dianteira

  1. d) Falantes traseiros

A Fiat optou por uma montagem igual a das portas dianteiras. Boa solução, pois mantém uma harmonia visual.

tweeter porta traseira

tweeter porta dianteira

Além dos falantes nas 4 portas, o Punto possui um som “turbinado” por um falante exclusivo para as baixas frequências (subwoofer) que foi instalado na lateral direita do porta malas, com um acabamento bem limpo e discreto, sem ocupar nenhum espaço de bagagem. Ponto para a Fiat !

Subwoofer

  1. e) Comandos no volante

Assim como na Strada Adventure Extreme, a Fiat instalou um sistema fácil e intuitivo. Botões grandes e boa integração com o volante. As funções são fáceis de serem acessadas com o veículo em movimento.

——————————————————————————————————————————–

OUTRAS AVALIAÇÕES

  1. a) Ergonomia no uso do sistema

Boa localização da unidade principal, com acesso fácil ao motorista e passageiro dianteiro. As entradas USB e AUX estão no interior do porta luvas, protegidas de eventuais acidentes com os acessórios conectados.

entradas USB w AUX

  1. b) Facilidade de uso

Sistema fácil de mexer e bastante intuitivo. Na unidade avaliada, os botões “touch” de mudança de faixa estavam um pouco imprecisos, que pode ser apenas um problema isolado.

O sistema possui vários displays de ajustes, como o “BALANCE/FADER” por exemplo, onde o usuário pode definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase. Em nossos testes, usamos a opção “C” (centralizado em relação a todos os assentos).

tela 3

tela 2

  1. c) Intuitividade de uso

Possui “menus” de ajuste do sistema de áudio fáceis de acessar e regular. O usuário com menos experiência não terá muita dificuldade de uso sem ler o manual (procedimento que sempre recomendamos, para o sistema ser explorado ao máximo).

tela 4

  1. d) Visualização do display

Achamos pequeno o tamaho escolhido pela Fiat (apenas 5”), porém apresenta uma boa resolução. A fábrica poderia ter colocado um tamaho pouco maior.

  1. e) Fontes disponíveis

Dispondo das opções RÁDIO, USB, BLUETOOTH e AUXILIAR, a Fiat não deu ao T-JET a mesma “fartura” de opções que colocou na Strada Adventure Extreme, cujo sistema possui até TV e DVD.

tela 1

  1. f) Manual de instruções

Possui um manual exclusivo para o sistema de áudio, com boas imagens e fácil de entender.

manual

——————————————————————————————————————————–

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Na comparação do T-JET com a Strada Adventure Extreme, parece que a Fiat economizou muito no sistema de áudio da picape, pois o Punto é bem superior e possui um conjunto bem interessante, que vai deixar a maioria dos usuários satisfeitos.

Porém, o sistema carece de atenção em alguns pontos: apesar de ter um falante exclusivo para os sub-graves, faltou um controle independente de volume para o subwoofer. Uma melhor localização dos tweeters dianteiros (no alto do painel, por exemplo) e um display maior, também podem deixar o sistema de áudio do T-JET “turbinado” como o seu motor, e com ainda mais qualidade.

O Punto Turbo T-JET fez 210 pontos de 300 possíveis. Nota final 7,0.

Roberto Mattos

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo