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Coluna Audio Excellence – Análise de sistema de som do Citroën C4 Picasso 2016

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Veículo:                CITROEN – C4 Picasso                                                

Data:                     29 de junho de 2016

Temperatura:     29 graus Celsius                                                              

Avaliador:           Roberto Mattos

NOTA:

Para a avaliação do veículo, foi utilizado o CD especial de campeoantos de qualidade de som automotivo “AUTOSOUND 2000 – IASCA”. Nele estão presentes as melhores gravações, onde os melhores sistemas se beneficiarão ainda mais !

O avaliador também se baseou nas regras da IASCA para fazer a pontuação, somente adaptando o sistema padrão IASCA para avaliar sistemas de áudio originais de fábrica, dispensando algumas avaliações específicas, destinadas basicamente as competições de qualidade de som automotivo.

Os controles de graves, agudos, ambiência, equalizações automáticas, etc… foram todos zerados ao padrão de fábrica. Nenhum artifício extra foi ligado ou ativado para a realização da avaliação.

TIMBRE

É observada a qualidade dos sons sub-graves, graves, médios e agudos do sistema.

Acima da média. Essa foi a primeira impresão ao ouvir as primeiras faixas do C4 Picasso.

E durante o teste, a (boa) impressão foi confrimada. Apenas os subgraves merecem um pouco mais de atenção da fábrica, pois notamos distorções mais presentes. Graves bons com poucas distorções, médios muito agradáveis principalmente nas vozes e cordas. Agudos também muito bons e quase sem distorções.

PALCO SONORO

São observados 3 itens: altura, largura e profundidade de palco, comparados com uma apresentação ao vivo.

  1. a) Altura de palco

A fábrica optou por instalar os 2 tweeters dianteiros no alto do painel junto ao parabrisa. Ponto para a PSA ! Esse local privilegia bastante a altura do palco sonoro, fazendo a voz estar bem presente, quase na altura dos ouvidos.

  1. b) Largura do palco

Muito boa, indo quase nos limites laterais do carro. Sensação de palco largo e agradável.

  1. c) Profundidade de palco

Muito boa, também ajudada pelos 2 teweeters no fundo do painel e pela grande área até o parabrisa. A sensação de profundidade nas faixas de teste desse quesito nos impressionaram bastante, com instrumentos soando quase no vidro dianteiro do carro !

IMAGEM

É observada a definição e posicionamento correto dos instrumentos em relação a um palco musical.

As imagens laterais (esquerda e direita) são boas, corretamente definidas. O sistema perde um pouco na imagem centro-esquerda.

Porém o canal central merece um destaque bem positivo, com as vozes dos cantores bem definidas no centro painel do C4, coisa rara de se encontrar nos sistemas atuais. Nos impressionou positivamente.

Boa localização também da imagem centro-direita, que não está colada na imagem direita, como na maioria dos sistemas originais.

LINEARIDADE DE SOM

É observado o comportamento dos timbres em 3 diferentes níveis de volume.

Em volume baixo, (referência 81 dB do CD da IASCA) observa-se um bom comportamento na presença de todos os timbres, sem “atropelamentos” de frequências. Em volume médio (referência 93 dB do CD da IASCA) temos uma resposta ainda melhor. Porém, em volume alto (referência 105 dB do CD da IASCA) as baixas frequências apresentaram distorção em relação as médias e altas.

PRESENÇA DE RUÍDO

É observado estalos e chiados de fundo no sistema.

Não foi notado qualquer tipo de estalo e/ou chiado de fundo, ao ligar, desligar ou colocar o sistema no volume máximo, usando o CD de testes da IASCA na faixa “ZERO BIT”.

ACABAMENTO

É observado a qualidade da instalação, integração da unidade principal (rádio) e do display principal

em relação ao painel, integração de falantes nas portas/painel e comandos no volante

  1. a) Unidade principal

Com gosto bem duvidoso no design, é bem acabada na construção com perfeita integração ao painel, sem rebarbas ou espaços aparentes. Botões grandes e fáceis de apertar.

unidade principal

  1. b) Display/monitor

Bom acabamento do display, que é totalmente integrado a unidade principal, sem molduras.

  1. c) Falantes dianteiros

O tweeter está perfeitamente alinhado com o painel, sem ressaltos. Já o médio-grave instalado nas portas dianteiras tem um acabamento simples, porém correto, sem ressaltos aparentes.

tweeter painel

porta dianteira

  1. d) Falantes traseiros

Mesma observação da porta dianteira: acabamento simples, porém correto, sem ressaltos aparentes.

pota traseira

  1. e) Comandos no volante

Aqui a PSA complicou um pouco.

Para uma simples troca faixa/estação, a fabrica optou por instalar um incômodo (ou bastante incômodo) botão giratório, que dá ao usuário dificuldade de um acionamento preciso, principalmente com o carro em movimento.

Já os botões “volume”, “mute” e “list” (que mostra no display a lista das músicas da pasta) seguem a moda antiga, com botões de apertar e fáceis de serem acessados.

comandos volante

OUTRAS AVALIAÇÕES

  1. a) Ergonomia no uso do sistema

A localização da unidade principal é boa, mas o volume, que é o principal botão, é (bem) longe do motorista. Mesmo com essa função podendo ser acessada pelo volante, é importante o botão de volume ser perto do motorista. O display é do tipo “touch”.

  1. b) Facilidade de uso

Achamos fácil o sistema de “menus” utilizado pela PSA. Telas sem complicações e sem “sub-menus”. Isso facilita bastante a operação do usuário/motorista.

O sistema possui alguns displays de ajustes, como equalizações pré-definidas de fábrica com várias opções, e a “espacialização”, onde o usuário pode definir aonde deseja que o sistema de áudio tenha uma ênfase maior.

Em nossos testes, usamos os ajustes de loudness, graves e agudos zerados e a opção “TODOS OS PASSAGEIROS”.

ajustes 1

ajustes 2

  1. c) Intuitividade de uso

O sistema tem uma boa intuição para quem não é fã de ler o manual (que sempre recomendamos). O usuário com pequena experiência não terá dificuldade de uso.

  1. d) Visualização do display

Bom tamanho de display, perfeitamente visível ao motorista e ao passageiro dianteiro. Tela com boa resolução.

  1. e) Fontes disponíveis

A PSA é mais uma montadora que dispensou o CD, deixando para o usuário as opções de RÁDIO, USB, BLUETOOTH e JUKEBOX INTERNA (também presente no Peugeot 308 que já testamos) com 16 GB de memória (segundo informações da fábrica por telefone), para armazenar suas músicas preferidas.

  1. f) Manual de instruções

Na unidade avaliada, o manual é bem grosso e muito bem recheado de informações, porém, apesar de ter boas imagens na parte do “rádio”, achamos confuso o sistema de “passo a passo” adotado pela PSA. Recomendamos uma revisão e uma diagramação menos confusa.

manual

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Considerando um sistema original de fábrica, o C4 tem uma excelente qualidade de áudio para uso diário, que atende a grande maioria dos usuários.

Porém, algumas ressalvas: uma maior atenção aos timbes de baixa frequência (sub-graves) bastante utilizados por exemplo por quem é fã de música eletrônica, além de uma mudança no botão rotatório de troca de faixa/estação no volante, podem deixar o francês ainda mais agradável e muito mais divertido.

O C4 Picasso fez bons 232 pontos de 300 possíveis. Nota final 7,73.

Roberto Mattos

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