CarrosNotícias
Tendência

CNH ganha novo design, mais recursos de segurança e validade no exterior

A primeira visita de Fátima Aparecida Arruda ao Bioparque Pantanal foi acompanhada de outra novidade: além de conhecer o mais novo espaço de memória e cultura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Fátima foi a primeira mulher brasileira a receber a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento foi emitido durante o lançamento do novo modelo, previsto pelo Contran em dezembro e que passa a valer a partir de hoje, 1º de junho, em todo o país.

O que não é novidade na vida de Fátima é ser pioneira: aos 75 anos, já foi instrutora de autoescola e caminhoneira. “Tirei minha primeira habilitação logo depois de ficar maior de idade, depois fui mudando a classificação, para poder dirigir caminhão e passei muitos anos rodando por essas estradas do país” conta Fátima, que há quase vinte anos atua no transporte coletivo de Campo Grande. “Hoje eu estou na linha circular que vai do Centro até o bairro Moreninhas. Levo e trago cerca de 150 pessoas por dia. Mas já dirigi por essa capital toda”, explica a motorista, que trabalha 8 horas por dia e nem pensa em parar. “Eu gosto demais do meu trabalho, dirijo com muita atenção, respeitando a sinalização e enquanto Deus quiser e a empresa me permitir, estarei no banco do motorista”, enfatiza, Fátima, alargando o sorriso.

Além dela, a nova CNH foi entregue ainda a mais cinco motoristas: o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Paulo Araújo Correa, ao presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, ao taxista Mario Vilela, ao caminhoneiro Luiz Carlos e a empreendedora do Mercadão Municipal, Sinedir Arruda. A emissão solene dessas seis habilitações foi parte da solenidade de lançamento do novo modelo de CNH, promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Governo do Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu durante esta manhã, no Auditório do Bioparque Pantanal, e contou ainda com a presença de Frederico Carneiro, secretário da Senatran, Bruno Eustáquio, secretário executivo do Ministério da Infraestrutura e André de Cesero, diretor de relacionamento com clientes do Serpro. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Virada

As novas habilitações foram emitidas no primeiro segundo do dia 1º. Isso foi possível graças ao trabalho conjunto articulado entre a Senatran, o Detran-MS e o Serpro, explicou a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab, que acompanhou todo o processo, ao lado do coordenador do setor de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira dos Santos e da servidora Loretta Figueiredo, representando o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas de trânsito no país. “Como o Detran-MS foi selecionado para ser o primeiro a emitir o documento, nossa equipe decidiu realizar esse plantão na virada, quando recebemos o acesso para a emissão das carteiras. Na oportunidade foram executadas as transações, ajustes necessários e impressões para garantir a impressão de 28 documentos, os primeiros do País”, afirmou a diretora.

Para o diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, garantir a excelência na prestação dos serviços ao cidadão sempre foi o objetivo do órgão e com isso, construir uma relação segura e confortável com os clientes é primordial. “Esse evento coroa todo o trabalho do Detran na área da tecnologia. O governo tem investido muito no digital e, como nos preparamos para isso, estamos afinados, sendo hoje os primeiros do País”. finalizou.

Parceria

Frederico Moura Carneiro, secretário da Senatran, ressaltou a relevância da parceria em inovação e tecnologia que a secretaria tem com o Serpro e com os detrans de todo o país, especialmente no Mato Grosso do Sul. “O Detran-MS é um grande parceiro da Secretaria Nacional, dos projetos desenvolvidos por ela e pelo Ministério da Infraestrutura e, sobretudo, quando o assunto é transformação digital, aí sim, a gente percebe um grande destaque. Em todos os projetos que vêm sendo desenvolvidos e entregues, a gente pode contar com o Detran-MS”, afirmou.

O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, ressaltou a relevância do evento para o país. Segundo ele, não basta inovar por inovar, é preciso que a sociedade perceba e se aproprie dos benefícios que a tecnologia proporciona. “O tema trânsito no Serpro é extremamente importante, é um case de sucesso da transformação digital que nosso país tem vivenciado e, mais importante, tem chegado ao cidadão e isso é possível porque trabalhamos de forma integrada, independente da esfera em que as instituições estejam, seja municipal, estadual ou federal. A nova CNH, que já era segura no país, recebe outros marcadores de segurança, de nível internacional e o Serpro atuou tempestivamente para garantir que essa entrega fosse possível. Além de ir ao encontro das exigências legais, atende, principalmente, as exigências do cidadão brasileiro” pontuou o diretor, lembrando ainda o Serpro é o braço do Governo Federal para realizar a transformação digital ponta a ponta, suportado pela plataforma Gov.br.

Fonte: Assessoria do Serpro

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo