O Citroën C4 Lounge 2017, já disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil.A gama 2017 passa a oferecer uma série de melhorias.Sob o ponto de vista estético, a gama 2017 traz um grupo ótico dianteiro com evoluções em seu design, por meio da substituição das luzes indicadoras de direção da cor âmbar pela cor cristal.
A inclusão de uma nova central multimídia, oferece inúmeros recursos de conectividade como o Link MyCitroën, Mirror Link e Car Play – tudo acessível facilmente por meio de uma tela touchscreen de 7 polegadas.
Sob o ponto de vista mecânico, a partir de agora a Citroën passa a oferecer o sedã equipado com motor THP Turbo FLEX em todas as versões, mesmo na versão de entrada, Origine.
O Citroën C4 Lounge traz também uma nova caixa de câmbio manual, agora de 6 marchas, garantindo mais economia de combustível 17% superior se comparada à versão anterior, de acordo com a marca.
E o modelo recebe novos conteúdos de série em todas as versões, como ESP (Electronic Stability Program) e Hilll Assist (Controle Eletrônico de Aclives). Para o motorista, garantia de um caminho sempre seguro, independente das adversidades encontradas pela frente.
Em um mundo cada vez mais conectado, o Citroën C4 Lounge 2017 recebe a Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, que inclui diversas tecnologias de conectividade.
Por meio de uma prática tela tátil, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, leitor de CD, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.
O novo sistema oferece diversos recursos, tais como: MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay); Duplicação da tela do smartphone na tela da central multimídia; Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone; USB 2.0 input com corrente de 1A; Sistema de reconhecimento de voz por meio de smartphone; SmartApp Link MyCitroën, permitindo o armazenamento de informações sobre o veículo no smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.; Ar condicionado automático digital bi-zone: a nova central sempre será associada ao ar-condicionado digital bi-zone com filtro de partículas, função Restore e saídas de ar traseiras. Áudio: a nova Central multimídia também recebeu melhorias em sua qualidade de áudio, principalmente sob o ponto de vista da recepção do rádio e da distribuição sonora.
O motor Turbo THP 165 (Turbo High Pressure) 16V flex, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group. Por isso, na linha 2017, passa a ser equipamento de série em todas as versões (Origine, Tendance e Exclusive).
A associação do motor THP Turbo flex com o câmbio manual de 6 marchas tornou o modelo mais econômico em comparação com o conjunto motopropulsor anterior (equipado com motor 2.0 16V flex e câmbio manual de 5 marchas). A presença de indicador de mudança de marcha (GSI) no painel e o uso de óleo lubrificante de baixo atrito no câmbio também contribuíram para o ganho de eficiência.
Outra novidade foi a introdução do sistema Volt Control (controle de gestão da energia da bateria). Por meio dele, o alternador identifica o modo de utilização do veículo e se adapta à necessidade de momento. Se a bateria estiver carregada, por exemplo, ela é “desacoplada” do alternador; se estiver descarregada, ela se “acopla” ao alternador, mas no momento em que o motor estiver em baixa carga de utilização (em uma desaceleração, ele mantém o alternador ligado; em aceleração, o alternador é desacoplado). O fato de o alternador não precisar ficar ligado o tempo todo resulta em uma economia de combustível da ordem de 1%.
Por sua vez, a caixa de câmbio automática sequencial AT6 III, recebeu alterações em suas leis de passagem, com o intuito de diminuir o consumo. Vinculado ao câmbio automático está também a nova função Eco Drive, acionada por uma tecla em sua base. Buscando mais economia, ela disponibiliza uma lei de passagem específica, alterando a relação para favorecer uma melhora de até 5% no consumo em ciclo urbano. O pictograma “Eco” aparece no painel quando o sistema está acionado.
Todas essas mudanças foram fundamentais para uma melhora no consumo do modelo – da ordem de 17% nas unidades com o novo câmbio manual (até 13,21 Km/l na estrada) e de 11% nas dotadas de câmbio automático (até 13,24 Km/l na estrada). Com isso, todas as versões do Citroën C4 Lounge passaram de etiqueta C para etiqueta A de consumo no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do INMETRO.
O Citroën C4 Lounge recebeu também evoluções em seu conjunto de suspensões. Com novos amortecedores na dianteira e novas leis de amortecimento, ganhou melhor dirigibilidade e respostas de direção mais ágeis.
A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo pseudo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. A suspensão traseira permanece inalterada, com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
Todas as versões do C4 Lounge 2017 (Origine, Tendace e Exclusive) trazem agora de série ESP (Electronic Stability Program, controle eletrônico de estabilidade) e Hill Assist (controle eletrônico de aclives). O primeiro reestabiliza o veículo em caso de desvio de trajetória por meio da aplicação seletiva dos freios conjugada com o controle de tração.
O Hill Assist, por sua vez, evita que o veículo se desloque para trás em arranques em planos inclinados. Uma ajuda especialmente útil nas ladeiras e cidades de relevo irregular.
Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultracompleto. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. A segurança passiva é também de melhor nível com seis airbags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.
Confira os preços:
C4 Lounge Origine 1.6 THP Flex M/T — R$ 69.990
C4 Lounge Origine 1.6 THP Flex A/T — R$ 77.590
C4 Lounge Tendance 1.6 THP Flex A/T — R$ 81.590
C4 Lounge Exclusive 1.6 THP Flex A/T — R$ 91.590
Fonte: CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA