CarrosNotícias
Tendência

Citroen apresenta na China o CX 5 o novo SUV híbrido da marca francesa

O modelo proporciona uma intensa experiência a bordo, graças ao conforto oferecido pelo sistema Citroën Advanced Comfort

A Citroën acaba de revelar o C5 X, novo carro-chefe da marca que vem renovar o segmento dos automóveis grandes com uma silhueta original, que mescla sedã e station wagon, formando uma proposta inovadora na mais pura tradição dos icônicos modelos da Citroën. Essa silhueta que inaugura um novo gênero, disponível nas motorizações a gasolina ou híbrido recarregável, exprime modernidade, status e inovação, que constituem as expectativas mais fortes dos clientes, tanto nesse segmento quanto entre os SUV’s.

O C5 X inova com a estreia mundial da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, reforçando ainda mais a impressão de viajar a bordo de um “tapete voador”, um sentimento intimamente ligado à história da Citroën. Um verdadeiro convite à viagem, com um espaço interno que proporciona o conforto comprovado dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade incomparável, especialmente para os passageiros dos bancos de trás. O porta-malas, com um volume de 545l e um acabamento esmerado, corresponde às expectativas dos amantes das station wagons. A versão híbrida recarregável, com o ë-Confort associado à condução do dia a dia em modo elétrico, amplifica a sensação de serenidade a bordo.

A sensação de bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias de ponta que facilitam a utilização do carro, como o extended Head Up Display, além de uma série de sistemas de auxílio à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist, ou a nova interface de comunicação e entretenimento dotada de uma tela central sensível ao toque de 12″ HD, do reconhecimento de voz e de uma visualização de tela personalizada graças a widgets, como se estivesse utilizando um tablet.

À primeira vista, o C5 X suscita espanto e admiração em um segmento bastante tradicional, como o “D”. Com um conceito forte e único no mercado, o C5 X naturalmente se posiciona como o novo modelo topo de linha da Citroën e se inspira, inclusive no nome, no CXperience Concept, revelado no Salão do Automóvel de Paris de 2016.

A silhueta do C5 X impressiona logo de cara: assertiva, solidamente assentada nas rodas, robusta e elegante. Renovando os códigos do segmento D, a silhueta é uma síntese de sedã com station wagon, mesclando também alguns elementos característicos dos SUV’s. É uma silhueta nova, com foco específico na aerodinâmica.

O capô alongado, as linhas fluidas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e a saliência acima das rodas lhe conferem distinção e dinamismo, além de remeterem a diferentes veículos que marcaram a história dos modelos topo de linha da Citroën. A tampa do porta-malas, outro elemento característico dos grandes modelos da Citroën, oferece toda a praticidade de uma station wagon, associada a uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo para uma utilização cotidiana, prática e simples.

A postura elevada, graças à maior distância ao solo em comparação com um sedan tradicional, e rodas de grande diâmetro com diâmetro de 720 mm equipadas com pneus Tall & Narrow de 19″, propiciam uma posição de condução mais alta para maior segurança e visibilidade, um elemento muito apreciado pelos clientes do segmento dos SUV’s.

Com o entre-eixos de 2.785 mm, o C5 X garante uma excelente habitabilidade na parte de trás, e apresenta generosas dimensões externas, com 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura, que o posicionam no centro do segmento D.

O C5 X ostenta, na frente e atrás, a nova assinatura luminosa em V da Citroën, inaugurada no Novo C4. Inconfundível e imediatamente assimilada à Citroën, essa assinatura luminosa tecnológica possui faróis de LED em toda a gama. Visível tanto de dia quanto à noite, realça a silhueta excepcional do C5 X.

O habitáculo do C5 X irradia uma sensação de aconchego, serenidade e espaço, um convite à viagem, devido aos seus volumes generosos, ao seu espaço acolhedor, ao cuidado com os detalhes e aos aspectos práticos inéditos. A elegância e o conforto, associados a uma tecnologia inovadora são as palavras de ordem desse habitáculo acolhedor, na mais pura tradição da Citroën.

Fiel à filosofia de personalização da gama Citroën, o C5 X propõe ambientes internos originais e a possibilidade de modelar o habitáculo à sua imagem. São ambientes que privilegiam materiais aconchegantes, harmonias refinadas e um senso de detalhe apurado.

Os bancos Advanced Comfort do C5 X são uma referência em matéria de conforto de assentos, fazendo com que se sinta em casa, como se estivesse em sua sala de estar. O aconchego e o aspecto únicos se devem a um trabalho de matelassê específico, como a capa de um colchão. O conforto dinâmico e postural é produzido por uma manta de alta densidade e espuma estruturada espessa, que proporcionam uma sensação de relaxamento mesmo após trajetos mais longos.

O Citroën C5 X está equipado com a suspensão Citroën Advanced Comfort, uma exclusividade da Citroën pensada para recriar o efeito de “tapete voador” dos modelos icônicos da marca, driblando todos os obstáculos, buracos, fendas, redutores de velocidade e outros remendos no asfalto. Na versão híbrida recarregável, o C5 X vai ainda mais longe em matéria de controle, com a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort. O comando da suspensão, que oferece a opção entre três modos, melhora o desempenho dos Batentes Hidráulicos Progressivos®, afrouxando ainda mais as suspensões para “sobrevoar” a estrada e proporcionar uma eficiência muito maior, especialmente nas curvas.

A habitabilidade esteve no centro das atenções da Citroën durante a fase de concepção do C5 X. Os assentos confortáveis ​​e o painel frontal limpo fornecem um espaço de vida amplo e desobstruído. O amplo espaço traseiro favorece o repouso e o relaxamento, com excepcional espaço para as pernas, largura agradavelmente confortável e generosa distância em relação ao teto.

A habitabilidade é aumentada por uma agradável luminosidade, graças às superfícies de vidro em 360° ao redor do veículo, incluindo os vidros laterais, bem como um grande teto solar por onde a luz pode entrar à vontade.

Para tornar os trajetos experiências relaxantes, a acústica foi particularmente trabalhada, incluindo vidros acústicos laminados dianteiros e traseiros, que oferecem um isolamento notável em relação às perturbações externas.

Os aspectos práticos foram pensados nos mínimos detalhes na fase de concepção do C5 X. Para agradar a um exigente consumidor que preza pela versatilidade, o projeto do porta-malas do C5 X foi inspirado nas station wagons, desde as dimensões até o acabamento exclusivo: volume de carga generoso de 545 l, piso plano quando o banco traseiro é rebatido, liberando um volume útil de até 1.640 l; abertura larga e funcional, piso de carga baixo e paredes retilíneas. A tampa e a porta do porta-malas estão ligadas, o que facilita o carregamento, enquanto a porta, motorizada, dispõe de uma função “mãos livres” para facilitar a abertura e fechamento, mesmo com as mãos ocupadas. Todo o compartimento do passageiro contém espaços de armazenamento inteligentemente projetados, que foram cuidadosamente desenvolvidos para guardar, armazenar ou ocultar todos os itens do dia a dia.

O C5 X também oferece uma gama adaptada a todas as utilizações, cotidianas ou imprevistas, sem entraves e com total liberdade: o híbrido recarregável. Desenvolvendo 225 cv, a hibridação oferece o prazer de ligar o veículo e rodar em silêncio sem emitir um grama sequer de CO², bem como a possibilidade de rodar 50 km em modo 100% Elétrico – uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria dos trajetos do dia a dia dos consumidores – até a velocidade de 135 km/h. Ela oferece a possibilidade de ficar uma semana sem utilizar o motor a combustão, efetuando os deslocamentos habituais e recarregando o veículo de acordo com as necessidades, em casa, no trabalho ou em uma estação de recarga pública, como também de fazer trajetos mais longos, viajar no fim de semana ou nas férias sem se preocupar com a recarga, pois o motor a combustão, sóbrio e eficiente, assume o comando.

O C5 X híbrido recarregável oferece uma mobilidade elétrica tecnológica e moderna, a serviço do conforto e da versatilidade de utilização: a mobilidade em classe ë-Confort, perfeitamente isolado da estrada e do mundo exterior, em silêncio, como em um casulo, protegido de todas as perturbações externas. O funcionamento silencioso, a movimentação fluida do veículo, o conforto de condução, a maciez das suspensões, o aconchego dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização das interfaces e serviços dedicados, tudo contribui para aumentar o conforto de todos os ocupantes a bordo. O C5 X é um novo convite à viagem, uma viagem sem estresse, serena e relaxante.

O C5 X oferece uma inovação tão espetacular quanto útil: o extended Head Up Display, um sistema de visualização que permite ao condutor manter a cabeça erguida, mediante projeção no para-brisa, em cores e em grandes dimensões. É um primeiro passo rumo à realidade aumentada. É uma tecnologia imersiva, utilizada no 19_19 Concept, que proporciona uma condução mais serena e descontraída: o condutor não precisa mais tirar os olhos da estrada para obter as informações de que precisa.

O C5 X inaugura uma nova interface de comunicação da Citroën, que favorece a conectividade. Associado a uma tela sensível ao toque 12″ HD, 4 entradas USB tipo C e recarga sem fio para smartphone, ele é atualizado em tempo real na Nuvem e adota o Mirror Screen sem necessidade de conectar o smartphone. Sua interface foi concebida como um tablet:  personalização, preferências de regulagens e de visualização, widgets na tela inicial. O sistema dispõe do reconhecimento de voz, eficiente e de fácil utilização, um assistente pessoal que compreende o que lhe é dito, responde às perguntas e executa os comandos, à maneira do assistente pessoal do 19_19 Concept.

O C5 X também utiliza tecnologia de ponta nos dispositivos de auxílio à condução, apoiando-se em diversos elementos instalados no veículo: como radares, câmeras e sensores.

O C5 X oferece o que se tem de melhor nos dias de hoje em matéria de condução semiautônoma de nível 2, em conformidade com a legislação em vigor: o Highway Driver Assist, que combina o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e a assistência de permanência na faixa. Assim, o condutor não precisa mais se preocupar com a velocidade ou a trajetória, o próprio veículo assume todas essas funções.

Vários outros dispositivos vêm facilitar a vida no dia a dia, tais como o sistema de vigilância de ponto cego de longo alcance, o Rear Cross Traffic Alert, que detecta um perigo próximo ao efetuar uma marcha ré, a Top 360 Vision, que facilita as manobras ao exibir no tablet o ambiente externo, ou o acesso e a partida mãos livres Proximity, que trava e destrava automaticamente as portas quando o condutor se aproxima ou se afasta do veículo.

O C5 X, disponível nas motorizações a combustão interna a gasolina ou híbrido recarregável, será comercializado no 2º semestre de 2021 na Europa.

Fonte: CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo